Novos circuitos de distribuição aproximam quem produz de quem consome
Do produtor diretamente para o consumidor. Os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal vendem cabazes de frutas e legumes diretamente ao consumidor final
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Do produtor diretamente para o consumidor. Os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal desenvolveram já há cinco anos o projeto por PROVE – Promover e Vender, uma iniciativa da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Rural do Ribatejo Interior.
A associação criou o primeiro núcleo de produtores, cinco no total, que semanalmente preparam legumes e frutas em cabazes apelativos para abastecer cerca de 40 famílias.
Para assinalar os cinco anos que passaram sob o nascimento deste projeto, os produtores desafiam os consumidores a conhecer as culturas de uma das explorações abastecedoras dos cabazes, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA), na manhã do próximo dia 19 de setembro.
O encontro está marcado para as 10h, na Herdade da Murteira, em Mouriscas (Abrantes). Além da visita, uma pequena oficina vai fornecer dicas sobre a propagação de plantas e promover uma degustação de produtos.
“O projeto de promoção de novas formas de comercialização de circuito curto surgiu com o objetivo de ajudar os pequenos produtores a escoarem os seus produtos e criar proximidade entre quem produz e quem consome”, sublinha a associação em comunicado.
“No Ribatejo Interior, existem dois núcleos de produtores, resultantes da aplicação da metodologia PROVE – Promover e Vender, que compõem os seus cabazes e entregam os seus produtos no Centro Comercial Millenium (Abrantes) aos consumidores inscritos. As frutas e legumes variam semanalmente e consoante a época do ano, sensibilizando desta forma quem consome para os ciclos das culturas agrícolas”.