Formato ‘discount’ conquista sul de Itália
O formato ‘discount’ conquistou os italianos, sobretudo os do sul do País, onde se localizam 1.277 estabelecimentos desta natureza comercial

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O formato ‘discount’ conquistou os italianos, sobretudo os do sul do País, onde se localizam 1.277 estabelecimentos desta natureza comercial.
A quota de mercado das lojas de desconto alcança 14,1% no Sul do País, segundo um estudo da consultora IRI, citado pela InfoRetail.
O formato de desconto, operado por insígnias como Lidl, Eurospin e MD-LD Discount, dispararam na última década neste país sul europeu. Passou de 1.746 ativos em 2005 para 4.581 este ano. Os operadores discount representam já 11,4% das vendas globais do setor da distribuição no país.
As três insígnias – Lidl, Eurospin e MD-LD Discount lideram este canal com 2.225 pontos de venda e uma quota de mercado acumulada de 53,6%.
Apesar do crescimento orgânico, o desempenho não se traduziu proporcionalmente em quota de mercado. A quota de mercado desde formato cresceu apenas 2,5 pontos percentuais desde 2005.