Google torna-se subsidiária da nova “casa-mãe” Alphabet
A Google anunciou na passada segunda-feira a criação da nova “empresa-mãe” Alphabet, dirigida pelos dois fundadores da gigante de tecnologia, Larry Page e Sergey Brin. A nova casa vai agregar todos os negócios da multinacional

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Google anunciou na passada segunda-feira a criação da nova “empresa-mãe” Alphabet, dirigida pelos dois fundadores da gigante de tecnologia, Larry Page e Sergey Brin. A nova casa vai agregar todos os negócios da multinacional.
A Alphabet tomará o lugar da Google Inc., com o objectivo de tornar as operações relacionadas com a ‘web’ uma maior independência e, ao mesmo tempo, oferecer aos investidores mais facilidade em expandir a novos negócios, como nas áreas de saúde e acesso à Internet, como avança a Bloomberg Business.
O atual CEO (chief executive officer) da empresa, Larry Page, manterá o título na nova casa-mãe, enquanto Sergey Brin, o outro fundador, será nomeado presidente. Ruth Porat mantém-se como CFO (chief financial officer) na nova empresa.
A empresa Google Inc., que detém o serviço, será uma das subsidiárias da Alphabet e contará como o atual vice-presidente, Sundar Pichai, na liderança do maior negócio do grupo, responsável por gerar receitas anuais de 60 mil milhões de dólares, na moeda norte-americana.
Desta forma, a entidade de capital aberto Alphabet Inc. será dona do conglomerado de negócios que abarca, além da Google, o YouTube, o software mobile Android, o projeto de “extensão de vida” Calico, as divisões financeiras Google Ventures e Capital, o “laboratório experimental” Google X, que será dirigido separadamente por Sergey Brin, entre outros.
A nova estrutura empresarial permite uma maior claridade para futuros investimentos, com o objetivo de reforçar o portefólio de negócios da empresa, que pretende aprofundar o desenvolvimento de “automóveis de condução autónoma, serviço de internet de alta velocidade e tecnologias relacionadas com a saúde”, explica Larry Page, segundo a mesma fonte, acrescentando que com a nova organização a empresa se tornará mais “clara e responsável”.