Portugueses preferem planear férias online do que via agência
A internet é a fonte de informação mais utilizada pelos portugueses para a programação das férias, revela um estudo realizado pela Rumbo, agência de viagens online sediada na Suíça, sobre os hábitos dos portugueses na preparação das suas viagens
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Ana Catarina Monteiro
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A internet é a fonte de informação mais utilizada pelos portugueses para a programação da rota de férias, revela um estudo realizado pela Rumbo, agência de viagens online sediada na Suíça, sobre os hábitos dos portugueses na preparação das suas viagens de férias.
Na preparação das suas férias, apesar de gostarem de ter algumas atividades planeadas, a maioria dos portugueses gosta de reservar tempo para poder, no local, decidir o que fazer.
A internet é o meio utilizado por 81% dos portugueses para recolher informação que ajude na tomada de decisão do destino das suas viagens e o tipo de férias pretendido.
Depois da internet, surgem as agências de viagens como agentes de influência na decisão.
Cerca de 54% dos inquiridos afirma planear as suas férias em função de um destino, procurando depois as ofertas disponíveis. Cerca de 42% dos inquiridos tem as atividades que pretende realizar nas férias como fator de decisão.
A maioria afirma recorrer à internet, seja para consulta de reportagens sobre os locais, para visita a fóruns de viajantes ou procura de sugestões de pontos de interesse a visitar. Este meio é também utilizado na comparação de condições de alojamento.
A procura de agências de viagens para ajuda na decisão, assim como a consulta de guias de viagem tradicionais, segue em segundo lugar entre as soluções mais recorridas.
No que diz respeito ao tempo despendido na preparação das viagens, começam a fazê-lo sobretudo entre um a três meses antes das férias e cerca de 70% consulta alguma informação para programar algumas atividades, sem investir demasiado tempo.
“Os portugueses gostam de ter planeadas algumas atividades e garantir que não perdem marcos importantes, deixando tempo livre para descobrir espontaneamente os destinos”, conclui a empresa em um comunicado.
Quanto à reserva das viagens, a maioria dos portugueses prefere realizá-las diretamente nas companhias aéreas e nos hotéis. As agências de viagens surgem em segundo e terceiro lugar, com as agências de viagens online serem as preferidas por cerca de 31% dos portugueses e as agências tradicionais por cerca de 29%.
“Os portugueses gostam de ter um plano de férias não muito rígido, afastando-se do cumprimento de horários do dia-a-dia para que possam explorar os seus destinos de férias sem constrangimentos”.
A plataforma Rumbo.pt faz parte do Bravofly Rumbo Group, agência europeia de viagens online com sede na Suíça. Fundado em 2006, com raízes no lançamento em 2014 do Volagratis, motor de pesquisa de voos de baixo custo no mercado italiano, o grupo conta atualmente disponibliza 14 idiomas no seu portal para 35 países. Opera sob várias marcas, como Rumbo, Volagratis, Letcost, Crocierissime, Viaggiare y Viajar e regista mais de 4,5 milhões de passageiros por ano, com um serviço de atendimento ao cliente em 12 idiomas.