Espanha e EUA são os destinos de verão preferidos pelos europeus
Espanha e EUA são os destinos de férias de verão preferidos dos europeus, sendo a opção de 35% dos residentes do velho continente, revela o estudo da Visa “Cross Border Spending 2015”, que analisa os hábitos dos europeus quando viajam para o estrangeiro

Ana Catarina Monteiro
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal
II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto
Espanha e EUA são os destinos de férias de verão preferidos dos europeus, sendo a opção de 35% dos residentes do velho continente.
As conclusões são do recente estudo da Visa, intitulado “Cross Border Spending 2015”, que analisou os hábitos dos europeus quando viajam para o estrangeiro.
74% dos europeus (364,4 milhões) viajaram para o estrangeiro nos últimos três anos, enquanto que 276 milhões se deslocaram para fora do país no último ano. De resto, uma viagem ao estrangeiro é a média de 218 milhões de pessoas no nosso continente, enquanto 127,5 milhões viajam pelo menos duas ou três vezes por ano. Cerca de 20 milhões de habitantes do velho Continente viajam para fora mais de cinco vezes por ano, em média.
No que respeita à época de férias que se aproxima, os EUA e Espanha são os principais destinos. 35% dos europeus (128 milhões) vão visitar estes países durante ou após o verão. Segue-se a Itália, escolhida por 120 milhões de turistas, 33% dos europeus, ultrapassando França e Alemanha, eleitos por 105 milhões, ambas com 29% das escolhas. Reino unido e Grécia completam o top 5 com 27% e 24%, repetivamente.
A Namíbia é destino menos popular para os turistas europeus, apenas 1% consideram visitar o país africano. Entre os que menos convidam a férias estão países como Peru, Lituânia, Filipinas, Chile e Sri Lanka, com resultados de 3% entre os votos dos europeus.
Perfil dos vários turistas europeus
Entre todos os europeus que viajaram para o estrangeiro nos últimos três anos, 62% (226 milhões) escolheram visitar algumas das principais capitais ou cidades com muita oferta de arte, enquanto que 61% (222 milhões) optaram por um destino junto à costa. Além disso, cerca de 55 milhões vão recorrer a campismo durante este verão e 22 milhões irão optar por ecoturismo.
Os italianos estão entre os que mais preferem cidades grandes ou cidades com elevada oferta cultural. Cerca de 29 milhões de italianos escolhem este tipo de destinos, isto é, 75% dos viajantes internacionais italianos. São apenas ultrapassados pelos finlandeses, que lideram com 76% das escolhas.
Os turcos são os mais fiéis às praias, com 69% destes a passar pelo menos um período de férias na costa no estrangeiro, nos últimos três anos. Os polacos são os mais aventureiros e os checos são os viajantes europeus que mais optam por férias relacionadas com desportos de inverno.
Jovens europeus viajam mais
33% dos entrevistados, que representam mais de 120 milhões de turistas, refere viajar mais agora do que há cinco anos, particularmente os inquiridos com idades entre 18 e 24 anos. Esta tendência é ainda mais óbvia na Turquia, onde 57% dos viajantes indicam que fazem hoje mais viagens para o estrangeiro do que há cinco anos.
44% declara viajar para o estrangeiro com a mesma frequência (160,3 milhões), com um pico de 50% entre os viajantes com idades entre 45 e 54 anos.
Os suíços são os que mais viajam durante o ano, comparativamente com outros cidadãos europeus, com uma média de 2,07 viagens ao estrangeiro por ano face à média de 1,63 dos restantes países. Por sua vez, 52% dos alemães viajaram para o estrangeiro regularmente uma ou duas vezes por ano nos últimos cinco anos.
Métodos de pagamento utilizados em férias
49% usa o cartão de crédito e 132 milhões, 36%, recorrem ao cartão de débito para pagarem despesas no estrangeiro.
De resto, 149 milhões de europeus trocam dinheiro em moeda estrangeira antes de saírem do país. Apenas 25,5 milhões usam cartões pré-pagos para fazerem compras no estrangeiro. Metade usa cartões de crédito ou de débito para compras de quantias significativas, como para pagar despesas de hotel ou visitas, e preferem dinheiro para compras de valor mais baixo.
38% opta por recorrer a dinheiro para assegurar que o orçamento não é ultrapassado, mesmo que cerca de 30% (110 milhões) dos europeus declare que usa os cartões de crédito ou de débito para a maioria das compras, escolhendo o pagamento em dinheiro no que se refere a despesas iniciais, como o transfer do aeroporto para o centro da cidade.