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“A loja online vem apoiar as vendas do comércio físico”. Francisco Morán, CEO da Equivalenza

A digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Francisco Morán, CEO da Equivalenza

Rita Gonçalves
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“A loja online vem apoiar as vendas do comércio físico”. Francisco Morán, CEO da Equivalenza

A digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Francisco Morán, CEO da Equivalenza

Rita Gonçalves
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FMORAN_DCom a expansão em Portugal praticamente concluída, a estratégia de Francisco Morán, CEO da Equivalenza, é fazer chegar os perfumes a mais portugueses e afirmar a marca como especialista em cosmética

A Equivalenza chegou a Portugal em 2011 e tem hoje 130 lojas no País. Qual o segredo desta rápida expansão?

Atualmente a Equivalenza conta com 132 lojas em Portugal. Quando chegamos a Portugal, há quatro anos, introduzimos no mercado um novo segmento de perfumaria: uma nova forma de comprar perfume baseada na venda por famílias olfativas, que trouxe, sem dúvida, uma lufada de ar fresco ao mercado da perfumaria. A rápida expansão em Portugal deveu-se a uma lacuna que naquela época existia no mercado da perfumaria: oferecer perfumes de elevada qualidade a preços acessíveis para todas as bolsas. No fundo, viemos cobrir uma necessidade que havia no mercado mundial, uma procura latente que pedia uma solução. Além de termos conquistado o consumidor português com um conceito inovador de compra de perfume, beneficiamos de fatores estruturais e geográficos inerentes ao próprio comércio português. Falo especificamente da grande concentração de centros comerciais nos centros urbanos, no norte, centro e sul do país e ilhas. Estamos presentes em praticamente todos os centros comerciais, muito embora contemos também com um elevado número de lojas nas principais artérias comerciais das cidades.

Qual o plano de expansão da marca até ao final do ano no nosso País?

A expansão em Portugal está praticamente concluída e estimamos que até ao final do ano o mercado estará completo, com 145 lojas. A nossa estratégia passa essencialmente por aumentar a quota de mercado, chegando a mais portugueses e consolidar a presença da marca em Portugal. Esta estratégia de crescimento assenta numa oferta de produto cada vez mais especializada e diversificada. 2015 está a ser o ano da afirmação da marca no segmento de cosmética. Além do lançamento da primeira linha de cosmética biológica, até ao final do ano estão previstas mais novidades, entre estas produtos especialmente pensados para homem. Contamos até ao final do ano ter nas lojas sete a oito gamas de cosmética, de cuidados de rosto e de corpo, sem esquecer nunca a aposta na perfumaria e nos aromas, o nosso core business.

Quais as localizações onde a oferta da marca ainda não está completa?

Estamos presentes em todas as principais cidades de todos os distritos do país.

A expansão privilegia lojas de rua ou em shoppings? Qual a área média das lojas?

A rede de lojas está presente em quase todos os centros comerciais do país, contudo, contamos igualmente com uma presença muito forte nas principais ruas de comércio tradicional, sendo estrategicamente ambas muito importantes.A área média das lojas em Portugal é de 35 m2.

FMORAN_PANELQual o investimento na expansão até ao final do ano e quantos postos de trabalho preveem criar?

A Equivalenza funciona em regime de franchising, pelo que todo investimento relacionado com novas aberturas, não é possível prever. O investimento da marca, desde a sede de Barcelona, até ao final do ano, será canalizado essencialmente para a comunicação da marca em Portugal, nomeadamente através de campanhas de publicidade e ativações de marca, e para o novo canal de vendas online. Até ao momento geramos 400 postos de trabalho em Portugal, desde 2011. Até ao final do ano, estimamos criar cerca de 30 postos de trabalho, associados à abertura de novas lojas. A nível mundial, a empresa gerou mais de 2000 empregos, em mais de 30 países.

Em maio deste ano, lançaram o canal online em Portugal. Qual o investimento e os objetivos traçados até ao final do ano?

O projeto digital vem dar resposta às exigências do consumidor atual, a mobilidade, a ominicalidade, assim como rentabilizar o canal online, como canal de venda. Encarar a “Eshop” como uma unidade de negócio independente seria um erro, sobretudo quando sabemos que a digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho. Por isso mesmo, não poderemos falar de um investimento isolado.

Existem muitos objetivos definidos para este projeto, além dos meramente transacionais: objetivos de comunicação, “branding e engagement”. Queremos aproximar a marca dos portugueses. Associado à Eshop, criamos um blog de beleza, com conteúdos elaborados pela nossa equipa de perfumistas, com conselhos, informações e dicas sobre perfumes, cosmética e aroma. Queremos também entender melhor os nossos consumidores, aprender com eles, orientar a estratégia às suas necessidades. Ultimamente, não nos cansamos de escutar que entramos na era do consumidor. Só as empresas 100% orientadas a satisfazer as necessidades do consumidor terão êxito. Transformar a eshop numa ferramenta para encaminhar as visitas para a loja é vital.  A nível de faturação, o objetivo para o primeiro ano é alcançar o volume de vendas da nossa melhor loja em Portugal. Obviamente que o objetivo será alcançar esse teto de mercado.

“Ominicanalidade, a expressão do compromisso”

Como se materializa a estratégia multicanal da Equivalenza?

A estratégia de crescimento assenta na ominicanalidade, a expressão do compromisso em oferecer aos clientes o melhor serviço. Colocando ao alcance do consumidor toda a informação sobre os produtos, de forma fácil e acessível,adaptando-nos às necessidades dos clientes e permitindo-lhes realizar a compra mais inteligente possível. O efeito ROPO ( Research Online, Purchase Off-line) é uma forte tendência no mercado atual: os clientes antes de realizarem uma compra na loja física, primeiro realizam pesquisa online. Portanto, a criação da loja online, vem apoiar as vendas do comércio Offline.

Qual o vosso tempo de resposta na entrega? Têm pontos de recolha das encomendas?

O nosso tempo de resposta na entrega é de 48 a 72 horas. Neste momento realizamos as entregas apenas nos domicílios dos clientes. Estamos a estudar a possibilidade de no futuro criar pontos de recolha nas lojas físicas, e dessa forma, incentivar a venda cruzada e aumentar as visitas às perfumarias.

Como se define o consumidor tipo da marca em Portugal?

O consumidor tipo em Portugal é aquele que procura realizar uma compra inteligente e vive na proximidade ou em centros urbanos e tem entre 25 e 50 anos.

Qual o vosso produto estrela no mercado nacional?

O nosso produto estrela no mercado é o perfume. Contudo, destacamos alguns ‘best-sellers’ das nossas gamas de cosmética, como o caso do bodymist e os ambientadores para carro.

Qual o volume de negócios da Equivalenza no ano passado?

Em 2014 a marca atingiu um volume de negócios na ordem dos 45 milhões de euros, com um benefício correspondente a 9,7 milhões de euros.

Que balanço faz do mercado a retalho de perfumaria e cosmética em Portugal?

A Equivalenza foi pioneira numa categoria de negócio: a venda especializada de perfume a granel a preços acessíveis, com base no conhecimento das famílias olfativas. Este novo segmento da perfumaria trouxe uma maior competitividade ao setor. O consumidor já não é obrigado a gastar 10% ou 20% do seu ordenado na aquisição de um perfume ou de uma gama de cosmética.O consumidor aposta na experiência de compra e, por isso mesmo, investimos bastante na qualidade e especialização dos nossos produtos.

Quais os principais desafios deste setor a prazo?

Um dos principais desafios deste setor é a necessidade de especialização das marcas, independentemente da estratégia de preços adoptada. No mercado atual, as marcas de perfumaria e de cosmética terão cada vez mais de se especializar, oferecendo um produto ou serviço que prime pela diferenciação e pela customização e que promova a experiência de compra do cliente na loja. Nesse sentido, a Equivalenza destaca-se como marca especializada em perfume, cosmética e aroma. Não oferecemos apenas perfumes : a nossa larga experiência e conhecimento em aromas e fragrâncias estende-se a todas as gamas de consumo: Perfumes, Aromatics ( aromas para casa ) e Cosmetics ( cosméticos). As três linhas estão interligadas entre si e foram desenvolvidas para oferecer os melhores aromas da Equivalenza, em diferentes formas de uso do produto.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Hipersuper

A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

Hipersuper

A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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Hipersuper

cibersegurança

cibersegurança

I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

Hipersuper

A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Retalho

Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

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A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

Retalho

MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

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tagsMO

A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Retalho

Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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