“Millenials” querem automóveis mais sustentáveis e baratos nos próximos anos
Os “millennials” – geração de jovens entre os 18 e 30 anos – consideram que os carros sustentáveis e tecnologia associada serão prioridade para o setor automóvel na próxima década

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os “millennials” – geração de jovens entre os 18 e 30 anos – consideram que os carros sustentáveis e tecnologia associada serão prioridade para o setor automóvel na próxima década.
Centrado nas opiniões sobre o futuro da mobilidade expressadas de jovens de 12 países europeus, o estudo “Think Good Mobility”, realizado pela Goodyear Dunlop Tires Europe (GDTE) em associação com a ThinkYoung, conclui que 59,3% dos jovens europeus entrevistados preveem que o maior desafio para a indústria automóvel nos próximos dez anos é a construção de automóveis sustentáveis, com foco em tecnologia amiga do ambiente.
O estudo baseou-se num inquérito realizado a mais de 2 500 estudantes universitários de ciências, tecnologia, engenharia, arte, design e matemática, com idades compreendidas entre s 18 e os 30 anos, sobre o futuro da mobilidade em 2025. A maioria (85%) acredita ter carro próprio até aquele ano.
Quase metade dos jovens (49%) acredita que os veículos eficientes em termos de consumo de combustível devem ser uma das áreas primárias de interesse. 27% considera o investimento nos sistemas de transporte público de máxima prioridade.
No que diz respeito à sustentabilidade para a próxima década, também é focado o desenvolvimento de tecnologia inteligente para veículos eficientes (24,1%) e pneus respeitadores do ambiente e adaptativos (18,1%). Quando questionados sobre as características que mais gostariam de ver nos pneus do futuro, a segunda característica mais comum é o gosto pela eficiência em termos de consumo de combustível (32,9%).
A geração do milénio expressa até o desejo de implementação de regulamentos que possam apoiar a sua visão para este futuro sustentável. Quando questionados sobre que regulamentos eram cruciais para o setor dos transportes para 2025, a resposta mais popular foi as normas de emissão de CO2 (44,6%), à frente dos incentivos para utilização dos transportes públicos (34,2%). 35,7% dos “millennials” considera também essenciais os incentivos para veículos eficientes em termos de consumo de combustível e a necessidade de normas de combustíveis (27,9%).
A ThinkYoung realizou este estudo em nome da Goodyear para compreender melhor as opiniões dos jovens no âmbito da mobilidade. O inquérito, que contava com 15 perguntas, foi distribuído entre jovens da Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Luxemburgo, Eslovénia, Bélgica, Holanda, Espanha, Polónia, Suécia e Turquia. 2564 jovens universitários responderam ao inquérito online, entre maio e junho de 2015.