Istambul lidera ranking do desempenho das cidades
Desde 2010 que Istambul, capital da Turquia, é uma cidade em constante melhoria em seis índices de desempenho, segundo um novo ‘research’ da JLL

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Desde 2010 que Istambul, capital da Turquia, é uma cidade em constante melhoria, segundo um novo ‘research’ divulgado pela consultora imobiliária global JLL, em parceria com o ‘The Business of Cities Group’.
O relatório, que analisa os índices de desempenho de mais de 200 cidades mundiais de modo a permitir fazer a comparação entre estas, identifica também Nova Iorque, Londres, Singapura, Paris e Hong Kong no top cinco das cidades que exibem a melhor performance em todos os seis principais índices globais.
Enquanto a nota foi de estabilidade para as cidades que ocupam as posições cimeiras nos rankings globais, para aquelas que estão nas posições mais abaixo observaram-se “fluxos de mudança significativos nestes três últimos anos, com as cidades a reajustarem-se à geografia das oportunidades globais”, segundo a mesma fonte.
Nos seis principais índices, que abrangem desde serviços financeiros até à imagem da cidade, Istambul é aquela que melhorou de forma mais consistente ao longo do período analisado.
E tem consolidado “o seu estatuto como fornecedor de serviços financeiros a nível local e tem suplantado com frequência algumas cidades de média-dimensão bem estabelecidas, graças à sua escala e por funcionar como um ponto privilegiado de entrada e saída em termos geográficos”. Outras das cidades que exibem progressos vincados desde 2010 são Mumbai, Seul e o Dubai.