Distribuição aumenta lineares de alimentos sem glúten
Desde há alguns anos, os operadores europeus de distribuição têm vindo a aumentar o sortido de alimentos sem glúten para não perder os doentes celíacos, intolerantes ao glúten

Rita Gonçalves
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Desde há alguns anos, os operadores europeus do sector da distribuição têm vindo a aumentar o sortido de alimentos sem glúten para não perder os doentes celíacos, intolerantes ao glúten.
A doença afeta 1 em cada 100 pessoas no Mundo.
A cadeia de distribuição Mercadona, em Espanha, lidera na oferta de produtos para os intolerantes ao glúten, um total de 950 referências, segundo o Economist. Mais de 55% dos fornecedores da cadeia liderada por Juan Roig estão envolvidos no desenvolvimento deste tipo de produtos para alcançar a meta de, no fecho do presente exercício, ter mais um milhar de produtos livres de glúten, cerca de 16% do sortido total.
O Carrefour e o El Corte Inglés, também em Espanha, têm vindo a apostar na melhoria da informação prestada ao consumidor. Os ‘departament’ stores oferecem cerca de meio milhão de referências aptas para celíacos, entre marcas próprias e de fabricante. Todos os produtos ostentam o selo sem glúten, junto da informação sobre a composição e alergénicos para facilitar a vida ao consumidor.
O Carrefour, por sua vez, criou em 2007 uma marca exclusiva para estes doentes. Chama-se No Glúten e conta com cerca de 13 produtos. No total, os produtos aptos para celíacos conta já com mais de 150 referências nos supermercados de origem francesa.