Distribuição aumenta lineares de alimentos sem glúten
Desde há alguns anos, os operadores europeus de distribuição têm vindo a aumentar o sortido de alimentos sem glúten para não perder os doentes celíacos, intolerantes ao glúten

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Desde há alguns anos, os operadores europeus do sector da distribuição têm vindo a aumentar o sortido de alimentos sem glúten para não perder os doentes celíacos, intolerantes ao glúten.
A doença afeta 1 em cada 100 pessoas no Mundo.
A cadeia de distribuição Mercadona, em Espanha, lidera na oferta de produtos para os intolerantes ao glúten, um total de 950 referências, segundo o Economist. Mais de 55% dos fornecedores da cadeia liderada por Juan Roig estão envolvidos no desenvolvimento deste tipo de produtos para alcançar a meta de, no fecho do presente exercício, ter mais um milhar de produtos livres de glúten, cerca de 16% do sortido total.
O Carrefour e o El Corte Inglés, também em Espanha, têm vindo a apostar na melhoria da informação prestada ao consumidor. Os ‘departament’ stores oferecem cerca de meio milhão de referências aptas para celíacos, entre marcas próprias e de fabricante. Todos os produtos ostentam o selo sem glúten, junto da informação sobre a composição e alergénicos para facilitar a vida ao consumidor.
O Carrefour, por sua vez, criou em 2007 uma marca exclusiva para estes doentes. Chama-se No Glúten e conta com cerca de 13 produtos. No total, os produtos aptos para celíacos conta já com mais de 150 referências nos supermercados de origem francesa.