Terminais de pagamento em Portugal passam a aceitar cartões de crédito da China
A marca chinesa de cartões multibanco UnionPay vai passar a ser aceite em mil terminais de pagamento no mercado português, a partir de Julho próximo. O acordo foi selado com a Redunicre na passada sexta feira

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A marca chinesa de cartões multibanco UnionPay vai passar a ser aceite em mil terminais de pagamento no mercado português, a partir de Julho próximo. O acordo foi selado com a Redunicre na passada sexta feira.
Os turistas e comerciantes chineses com cartão bancário emitido pela maior emissora do seu país, vão poder utilizá-los em pagamentos interbancários automáticos em Portugal. Como avança a imprensa nacional, a SIBS, a Unicre e a UnionPay, fecharam dois acordos no passado dia 15 de maio, para os cartões chineses serem aceites no sistema de pagamentos dos comerciantes integrados na portuguesa Redunicre, a partir de Julho deste ano.
Segundo explicou Gonçalo Santos Lopes, director da Redunicre, ao Económico, os comerciantes dos setores de “hotelaria, grandes armazéns e lojas” têm demonstrado “muito interesse” na comodidade para o público chinês, pelo que, o “objectivo é alargar o sistema aos cerca de 75 mil terminais da rede Unicre”. A iniciativa arranca com “mil terminais”.
Em Portugal, os turistas chineses são os que mais gastam por cada compra efectuada, além de representarem o público estrangeiro cujo consumo mais têm subido nos últimos anos. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Turismo, citados pela Unicre na sua página, o número de turistas chineses em Portugal aumentou 69% no primeiro semestre de 2014, face a igual período do ano anterior, e poderá crescer ainda mais em 2015.
O que leva a que os comerciantes estejam interessados num melhor atendimento a este “sofisticado cliente”, como também notava Global Blue já no ano passado. Além de um maior fluxo dos turistas que têm impulsionado essencialmente o comércio de artigos de luxo, o embaixador da República Popular da China em Portugal, Huang Songfu, espera que com esta medida o mercado nacional consiga uma maior atração de investidores chineses, nos próximos anos.
Fundada em 2002, a China UnionPay gere cerca de 4,6 mil milhões de cartões emitidos, tendo dado início à internacionalização com o nome UnionPay International para mais de 150 regiões, de forma a permitir aos clientes a utilização dos seus cartões também fora do seu país, tornando-se uma marca global.
A rede nacional Redunicre pertence à Unicre, empresa especializada na gestão e emissão de cartões de pagamento há 41 anos. Possui duas marcas de negócio, a Unibanco e Redunicre, e além da emissão de 570 mil cartões registada, atua ainda nas vertentes de soluções para aceitação de pagamentos e serviços para outras instituições. Em 2014, obteve um volume de faturação de 15,1 mil milhões de euros.
Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico