Retalho alimentar. Vendas com promoção atingem 36,7% em 2014
As vendas com promoção no retalho alimentar em Portugal alcançaram no ano passado 36,7% do total, segundo o Barómetro da APED
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Rita Gonçalves
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As vendas com promoção no retalho alimentar em Portugal alcançaram no ano passado 36,7% do total, segundo o Barómetro da APED (Associação das Empresas de Distribuição). Em 2013, 27,4% das vendas haviam sido feitas em promoção.
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“É um crescimento muito grande. As promoções são usadas por todos, retalho, indústria e fornecedores”, explica Ana Trigo Morais, directora-geral da APED. Há cada vez mais formas de promocionar os produtos, seja através do cartão de fidelização, do desconto directo, dos packs de oferta e de preço especial, entre outras.
Assim, o retalho alimentar fechou 2014 com uma quebra de 1,2%, “em larga medida, pelo efeito causado pela deflação”.
“A deflação não é um fenómeno exclusivo dos produtos alimentares e preocupa-nos porque retira valor a todos os operadores. É importante dizer que a deflação não decorre directamente da actividade dos retalhistas mas é certo que contribui. A queda acentuada do preço do petróleo, e naturalmente, do preço do transporte e das embalagens, por exemplo, contribuiu para a deflação”.