Retalho alimentar. Vendas com promoção atingem 36,7% em 2014
As vendas com promoção no retalho alimentar em Portugal alcançaram no ano passado 36,7% do total, segundo o Barómetro da APED
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
As vendas com promoção no retalho alimentar em Portugal alcançaram no ano passado 36,7% do total, segundo o Barómetro da APED (Associação das Empresas de Distribuição). Em 2013, 27,4% das vendas haviam sido feitas em promoção.
Leia também Retalho alimentar: o mercado mais penalizado em 2014
“É um crescimento muito grande. As promoções são usadas por todos, retalho, indústria e fornecedores”, explica Ana Trigo Morais, directora-geral da APED. Há cada vez mais formas de promocionar os produtos, seja através do cartão de fidelização, do desconto directo, dos packs de oferta e de preço especial, entre outras.
Assim, o retalho alimentar fechou 2014 com uma quebra de 1,2%, “em larga medida, pelo efeito causado pela deflação”.
“A deflação não é um fenómeno exclusivo dos produtos alimentares e preocupa-nos porque retira valor a todos os operadores. É importante dizer que a deflação não decorre directamente da actividade dos retalhistas mas é certo que contribui. A queda acentuada do preço do petróleo, e naturalmente, do preço do transporte e das embalagens, por exemplo, contribuiu para a deflação”.