O que influencia o tempo que os consumidores passam na loja?
Conheça os principais indicadores que influenciam o tempo de permanência dos consumidores no ponto de venda
Rita Gonçalves
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Sabia que temperaturas elevadas ou baixas, o nível de ruído e uma má prestação de serviço por parte dos colaboradores, são os principais indicadores que influenciam o tempo de permanência dos consumidores no ponto de venda?
Um cheiro incomodativo e o nível de CO2, principalmente das lojas situadas em shoppings ao final do dia, também podem ser indicadores de saída dos consumidores dos espaços comerciais. Foi neste contexto que nasceu o RETAIL PRO, um projecto de investigação que desenvolveu uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho.
O consórcio constituído pela empresa InovRetail, pelo INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) criou uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um maior desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e optimizar os custos operacionais.
“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afectar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico”, explica Pedro Carvalho, o investigador do INESC TEC que, juntamente com Luís Corte-Real, está responsável pelo RETAIL PRO.
A plataforma utiliza um conjunto de algoritmos, “altamente parametrizáveis e desenhados para uma fácil integração com os sistemas de informação do retalhista. Além das ferramentas que recolhem todos os dados, a plataforma inclui o seu processamento, análise, e apresentação dos resultados”.
Estas funcionalidades permitem uma actuação mais eficiente e flexível sobre o ambiente de loja de forma a aumentar as vendas. A plataforma produz e disponibiliza, por sua vez, ao retalhista, por intermédio de uma interface gráfica, um conjunto de indicadores de gestão de ambiente loja, que possam identificar, medir e quantificar o efeito das variáveis do ambiente de loja sobre o comportamento dos consumidores (vendas e tráfego).
Como melhorar?
“Ao percebermos o tipo de comportamento que os consumidores têm, principalmente em relação a variáveis como o ruído e o serviço, podemos melhorar através de, por exemplo, uma distribuição mais eficiente dos recursos humanos da loja no espaço”, exemplifica Marco Soares, head of operations da InovRetail.
“Esta solução pode ser comercializada como um serviço, que inclui instalação na loja, análise de dados e envio de relatórios com os resultados finais por parte da empresa ou como um produto, onde a InovRetail vende todo o equipamento ao retalhista, assim como o software, que vai depois extrair e analisar toda a informação”.
Este projecto começou a ser desenvolvido em Setembro de 2012 e teve um financiamento de mais de meio milhão de euros.