Marca própria Standard lidera número de referências
Tesco planeia acabar com um terço do sortido
A cadeia britânica tem actualmente cerca de 90 mil referências nas lojas, três vez mais dos que os seus principais concorrentes, a Morrisons, Asda e Sainsbury’s. A meta é ficar com 65.000
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Rita Gonçalves
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A retalhista britânica Tesco está a estudar, com o apoio do Boston Consulting Group, a hipótese de cortar um terço do seu sortido.
O objectivo é aumentar a quota de mercado da cadeia de distribuição que tem vindo a perder terreno para os operadores discount – Aldi e Lidl.
Segundo a imprensa britânica, a cadeia tem actualmente cerca de 90 mil referências nas lojas, três vez mais dos que os seus principais concorrentes, a Morrisons, a Asda e a Sainsbury’s. A meta é ficar com cerca de 65.000 referências.
Recuperar a posicão perdida para as cadeias de desconto, que competem melhor em preço graças ao sortido reduzido, e ao mesmo tempo facilitar e agilizar a decisão de compra no linear, são as principais razões que levaram à equação da adopção desta medida.
O Tesco começou a recuperar terreno no retalho britânico, depois de um ano sem crescimento nas vendas. É a primeira subida desde Janeiro de 2014, segundo dados da Kantar Worldpanel, citados pela infoRetail. As vendas da Tesco subiram 0,3% no trimestre encerrado a 1 de Fevereiro face ao mesmo período do ano anterior. A quota de mercado, no entanto, caiu 0,2 pontos percentuais (p.p.), para 29%.