Exportações portuguesas de perfumaria e cosmética recuam em 2014
As exportações portuguesas de perfumaria e cosmética recuaram em 2014, depois de no exercício anterior terem crescido 3,2%, segundo um estudo da Informa D&B

Rita Gonçalves
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As vendas de produtos de perfumaria e cosmética no conjunto do mercado ibérico encerraram 2014 com um volume de negócios de 4725 milhões de euros, mais 0,3% face a 2013.
“O mercado português permanece estagnado, com uma facturação de 655 milhões de euros, enquanto em Espanha o crescimento estimado é de 0,4%, após seis anos consecutivos de perdas, para os 4070 milhões de euros”, revela o estudo Sectores “Perfumaria e Cosmética”, publicado pela Informa D&B.
As previsões indicam que a recuperação das vendas se consolidará em 2015, com um aumento que poderá rondar os 2% no conjunto do mercado ibérico.
Em 2013, o valor do mercado ibérico de perfumaria e cosmética tinha caído 3% (4710 milhões de euros). O mercado espanhol perdeu 3,6%, para 4055 milhões de euros, enquanto o português registou um recuo de 3%, situando-se em 655 milhões de euros. “Nesse exercício, os segmentos de perfumes e fragrâncias, cosmética decorativa e cuidados para o cabelo foram os mais penalizados pelo abrandamento do consumo das famílias”.
As exportações cresceram significativamente em Espanha nos últimos anos. Em 2013, apresentaram uma taxa de crescimento de 11,5%, para 2678 milhões de euros, enquanto em Portugal caíram 5,5%, após terem aumentado 3,2% no exercício anterior, indica a mesma fonte.
Em 2013, havia 307 empresas a operar no sector, das quais 243 localizadas em Espanha e 64 em Portugal. “Quanto ao número médio de trabalhadores por empresa, observa-se uma diferença considerável entre Espanha e Portugal, sendo de 145 trabalhadores em Espanha, e de 27 em Portugal”.
O setor apresenta “um elevado grau de concentração empresarial. No mercado espanhol, as cinco principais empresas tinham em 2013 uma quota de mercado conjunta de 37%, enquanto em Portugal a quota das cinco principais era de 42%. Nesse mesmo ano, os cinco maiores grupos do mercado ibérico eram responsáveis por 37% das receitas totais”.