Tendências para o marketing de conteúdos em 2015: Tecnologia
A arte de comunicar com os futuros clientes, sem demonstrar ansiedade em vender, vai estar em destaque em 2015. Wearables, sistemas de mapeamento e codificação fazem parte das tendências de aproximação entre online e offline
Ana Catarina Monteiro
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2014 chegou ao fim e interessa agora perceber quais as mudanças esperadas para o comércio no novo ano. A arte de comunicar com os futuros clientes, sem demonstrar ansiedade em vender, vai estar em destaque em 2015.
Para atender às exigências do mercado moderno, a aposta está na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso, que é precisamente o que faz o marketing de conteúdos. As operações atraem e envolvem um determinado público-alvo, do qual se conhece a forma de pensar e agir, além dos gostos, interesses e estilo de vida.
O Fórum Marketing de Conteúdos previu a actividade de mercado que se vai desenrolar ao longo do ano, com o objectivo de levar o consumidor à acção e fazer com que as empresas adquiram um cliente rentável. Muitas são as tendências, catalogadas por seis grandes pontos de interesse: medição, tecnologia, distribuição, personalização, cadeia de abastecimento e estrutura organizacional.
O HIPERSUPER desenvolveu cada um destes temas. Diariamente terá acesso a cada uma das abordagens. Depois da medição, a tecnologia é o segundo ponto de interesse, apresentado a seguir.
Wearables, sistemas de mapeamento e codificação aproximam o online do offline
O marketing de conteúdos e as equipas de trabalho deste departamento vão unir forças em 2015, utilizando as novas tecnologias para melhor gerir o investimento, o que vai aumentar o impacto das operações.
Kurt Andersen, Director de Marketing na empresa de tecnologia Savo, pensa que em 2015 as decisões de marketing, tomadas por instinto, chegaram ao fim. “Tudo o que os especialistas em marketing fazem no mundo digital pode agora ser rastreado desde o primeiro click, seguindo todo o processo até ao momento em que fecham um acordo. Aqueles que não aceitarem primeiro este facto, não terão sucesso”. A tecnologia disponível faz com que as estratégias de marketing de conteúdos sejam mais criativas, inteligentes e segmentadas. Para potenciar o negócio, mais do que perceber exactamente como uma determinada tecnologia funciona, é necessário perceber quais as potencialidade de cada uma.
O Director de E-commerce e Marketing da Saint-Gobain Distribution Denmark, Christian Agger, acredita que, em 2015, os sistemas de marketing vão começar a oferecer “originais modelos de previsão”, que vão ajudar os especialistas a encontrar a “agulha no palheiro”. Desta forma, o foco principal das operações de marketing passa a incidir apenas na construção e optimização de campanhas, baseadas na relevância, conveniência e na introspecção do consumidor. Agger sublinha ainda que, em 2015, as empresas vão “investir em tecnologia “wearable”, além de desfrutarem mais do iBeacon (sistema de mapeamento da Apple), o que vai trazer uma melhor experiência omni-canal, além de aproximar, ainda mais, os mundos online e offline”.
Por sua vez, Jason Miller, Senior Manager da Content Marketing & Marketing Solutions, considera que o conhecimento de codificação será “uma necessidade”, que os especialistas em marketing digital devem juntar ao seu currículo. Sendo que a codificação pode influenciar, enfraquecer ou optimizar a estratégia de marketing da empresa, a “próxima mais-valia de um especialista de marketing será habilidade em perceber todo o processo de desenvolvimento de uma plataforma web”.