Barbot inaugura centro de investigação e desenvolvimento
A Barbot inaugurou um novo centro de investigação e desenvolvimento na fábrica de Canelas, Vila Nova de Gaia

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Barbot inaugurou um novo centro de investigação e desenvolvimento na fábrica de Canelas, Vila Nova de Gaia.
Alvo de um investimento de 600 mil euros, o novo espaço, com uma área de 310 m², acolhe uma equipa de profissionais qualificados em diversas áreas científicas que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e teste de novos produtos.
O laboratório está munido de uma série de aparelhos que permitem um “controlo exaustivo da qualidade dos produtos em desenvolvimento”, revela a marca de tintas em comunicado.
“Aqui tudo é testado, desde o comportamento da tinta dentro de diferentes embalagens, à reacção às mais diversas condições meteorológicas, mas também os diferentes acabamentos, as fases de secagem, as resistências mecânicas, químicas e à esfrega, entre muitos outros procedimentos de controlo dos nossos produtos”, explica João Braga, responsável pelo laboratório.
Entre as várias máquinas dispostas no novo centro de investigação e desenvolvimento, está um equipamento exclusivo da Barbot, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. “Esta parceria permitiu a criação de uma tecnologia que substitui a variável humana de alguns testes de acabamento, uniformizando a aplicação e apresentando uma leitura gráfica dos resultados”.
A Barbot detém em Portugal duas unidades de produção, as duas sedeadas em Vila Nova de Gaia. O novo centro de investigação e desenvolvimento vem substituir um já existente, de dimensão “insuficiente” para o trabalho desenvolvido pela equipa científica.