Maioria dos portugueses não espera pelos saldos
A maioria dos portugueses não esperou pela época de saldos para comprar os presentes. O número diminuiu face a 2013, tendo passado dos 33% para os actuais 19%

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A maioria dos portugueses não esperou pela época de saldos para comprar os presentes. O número diminuiu face a 2013, tendo passado dos 33% para os actuais 19%.
O estudo realizado pelo Observador Cetelem sobre as intenções de compra dos portugueses no Natal revela ainda que as mulheres continuam a que apresentam o hábito mais vincado de aguardar pelas promoções pós-Natal, representando 26% contra 12% dos homens.
Os indivíduos que mais esperam pela época de saldos para fazer as compras de Natal são os mais jovens, dos 18 aos 24 anos (26%) e dos 25 a 34 anos (24%). Por sua vez, os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, são os que menos aguardam pelas promoções de Janeiro, com apenas 12% a deixarem as compras de Natal para esta altura do ano.
Já os indivíduos das classes mais altas são os que mais esperam pelos saldos após o Natal para fazer as compras. 29% da classe “AB” e 20% na classe “C1”. Nas classes “C2” e “D”, apenas 7% e 16% dos consumidores, respectivamente, aguardam por esta época para comprar os presentes de Natal.
Além destas informações, o estudo dá conta que, existe uma grande disparidade entre regiões, sendo o Sul a região onde mais se aguarda pelos saldos de Janeiro para fazer as compras de Natal, com quase metade dos indivíduos (45%) a esperar. No Centro (10%), Lisboa (13%), Norte (16%) e Porto (18%) existe um número substancialmente inferior de consumidores a esperarem pelas promoções para comprar os presentes.
Desenvolvido em colaboração com a Nielsen, o estudo contou com 600 inquéritos realizados, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2014.