Especial

Indústria de lacticínios optimista para 2015

A indústria portuguesa de lacticínios deverá recuperar consumidores em 2015, impulsionada, sobretudo, pelo sector do queijo. Esta é, pelo menos, a convicção dos operadores do sector

Rita Gonçalves
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Indústria de lacticínios optimista para 2015

A indústria portuguesa de lacticínios deverá recuperar consumidores em 2015, impulsionada, sobretudo, pelo sector do queijo. Esta é, pelo menos, a convicção dos operadores do sector

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A indústria portuguesa de lacticínios deverá recuperar consumidores em 2015, impulsionada, sobretudo, pelo sector do queijo. Esta é, pelo menos, a convicção dos operadores do sector.

O fim das quotas leiteiras, anunciado para Abril de 2015, traz novos desafios à indústria europeia de lacticínios e promete afectar a forma como as empresas operam neste mercado. E Portugal não é excepção.

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Vai, desde logo, “provocar maior instabilidade na evolução dos preços e da quantidade produzida, com ciclos mais curtos e imprevisíveis”, considera em entrevista ao HIPERSUPER Carlos Neves, Presidente da Aprolep, Associação dos Produtores de Leite em Portugal. “A longo prazo, dentro de dez anos, as perspectivas da União Europeia para o mercado mundial de lácteos são optimistas. Espera-se um aumento gradual do consumo nos países emergentes”. Podem, no entanto, surgir imprevistos, como o actual embargo da Rússia que agravou um ano já complicado. Para os próximos meses, estou muito apreensivo, sobretudo por causa do embargo russo. Há o risco de oportunismo na importação de excedentes do mercado europeu”.

As perspectivas a breve prazo para o mercado português são, no entanto, optimistas. “Em 2015, prevemos uma ligeira recuperação no consumo total de lactícinios, liderada pelo mercado do queijo. A categoria continuará a crescer, aliada à actividade promocional das marcas de fabricante e a alguma recuperação do poder de compra do consumidor no panorama económico nacional. O consumo per capita e sobretudo as novas formas de consumo têm ainda um grande potencial de crescimento e alteração”, sublinha Vera Mota, directora de marketing de comunicação da Saloio.

Sebastião Gomes, gerente da Lactoserra, empresa da Beira Alta fundada em 1895, vai mais longe e prevê 2015 com um ano de viragem, “com um crescimento visível do consumo e consequentemente aumento da produção e das vendas”.

A maior categoria

A categoria de lacticínios – leite, queijo, iogurte, manteiga e natas – é uma das maiores do sector alimentar, com taxas de penetração elevadas nos lares nacionais. Até Outubro, os lacticínios representaram vendas de 1,3 mil milhões de euros no retalho alimentar (hiper, supers e tradicionais), segundo os mais recentes dados da consultora Nielsen.

A categoria de iogurtes é a maior em volume de negócios. Até Outubro, alcançou vendas de 442 milhões de euros, menos 4% face ao período homólogo. Em volume, as vendas também caíram (-3%). As marcas de fabricante estão a ganhar terreno. A quota de mercado destas marcas subiu 4% para uma participação de 64%. Pelo contrário, as marcas da distribuição perderam quota (-15%). Danone, Nestlé e Lactogal, constituem o top 3 dos fabricantes líderes em valor no retalho alimentar, nesta categoria comprada por 97% dos lares nacionais.

O queijo é, por sua vez, a segunda maior categoria em facturação. As vendas de queijo no retalho alimentar aumentaram 3% até Outubro, para 437,6 milhões de euros. Em volume, pelo contrário, as vendas caíram 2%. Limiano, Terra Nostra e Castelões, são as marcas líderes da categoria, comprada por 96% dos lares. As marcas de distribuição também aumentaram a quota de mercado (+2%) para 34%.

O leite é mais um bem essencial que faz parte da categoria de lacticínios. As vendas deste produto caíram 6% para 522,7 milhões de litros. A Mimosa, a Gresso e a Agros, lideram o ranking das marcas líderes no retalho. 94% dos lares nacionais compraram leite no último ano e gastaram 3,40 euros por cada visita à loja. O sector movimentou 335,1 milhões de euros.

O produto que mais cresce

É a categoria mais pequena no sector dos lacticínios, mas as natas aumentaram em 4% o volume de negócios no período analisado pela Nielsen e são o produto que mais cresce no retalho. Venderam 32 milhões de euros apesar de terem sido comercializadas menos unidades. As marcas de fabricante revelaram-se especialmente dinâmicas, ao conquistar 7% de quota de mercado para uma participação global de 58%. Mimosa, Parmalat e Longa Vida, lideram a categoria. Quase 80% dos lares nacionais comprou natas nos últimos doze meses e gastou 1,45 euros por cada visita à loja.

Por último, a manteiga. Esta categoria perdeu vendas e movimentou 62 milhões de euros. A quota das marcas de fabricante manteve-se inalterada mas a das marcas de distribuição retrocedeu 8% para uma participação de 27%. Mimosa, Matinal e Milhafre, são as marcas preferidas dos portugueses. Um total de 63% dos lares portugueses comprou este alimento no último ano e despendeu 1,71 euros por cada visita à loja.

A Mimosa lidera em três categorias do sector dos lacticínios: leite, manteiga e natas. E as marcas da distribuição alcançam maiores quotas de mercado nas categorias de natas (42%), leite (41%) e iogurtes (36%).

Tendências

“Uma das principais tendências e transversal aos vários mercados da categoria de lacticínios é a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar. Hoje, temos consumidores cada vez mais informados e preocupados com a sua saúde, alimentação e estilo de vida. Existe também a tendência de consumir o que é natural e original, sem corantes, conservantes ou outros artifícios. Há uma maior preocupação com a nutrição e é crescente a procura por produtos com menos gordura e menos sal”, revela em entrevista ao HIPERSUPER Paula Gomes, Directora de Marketing do Grupo Bel Portugal, assinalando ainda a “crescente valorização das marcas nacionais, um sentimento patriótico de consumir o que é nosso”.

“O movimento de preocupação crescente com a saúde, na vertente do viver bem e com equilíbrio, é uma tendência mundial que acompanha o aumento da esperança média de vida. Em Portugal, esta tendência também ocorre e é reforçada pela inversão da pirâmide geográfica que estamos a viver no nosso País. Esta tendência não deve de todo ser pouco valorizada, pois pode significar no médio prazo alterações significativas nos padrões de consumo, nomeadamente em algumas categorias. Por isso, estando atentas ao consumidor, as marcas têm reagido seja com adaptações de formulações, como ‘free from’, ‘reduced’ ou mesmo com novos produtos com benefícios funcionais acrescidos”, nota Paula Gomes.

Conveniência

Vera Mota, directora de marketing da Saloio, empresa da região Saloia especialista em produção de queijo, aponta, por sua vez, a conveniência, a sofisticação e o requinte, além da procura por produtos genuínos e naturais, como as principais tendências de consumo. “O consumidor valoriza soluções que lhe permitam, com pouco esforço e custo reduzido, apresentar propostas de valor originais. O posicionamento da Saloio adapta-se bem a estas novas tendências, o que permite responder de forma eficaz a estes desafios, uma vez que é líder no segmento de especialidades”. A preocupação com a saúde “não pode ser ignorada pela indústria na elaboração dos seus planos de desenvolvimento de novos produtos”, mas o sabor continua a ter um peso “relevante” nas decisões de compra. “Se juntarmos a estes aspectos o factor preço, que se tornou ainda mais importante no contexto de crise económica em que vivemos actualmente, temos as três principais variáveis que a indústria tem de saber conciliar para conseguir lançar produtos de sucesso”.

Diferenciação

A inovação e a diferenciação são os principais ingredientes no lançamento de novos produtos. Para conquistar novos consumidores, a Bel Portugal, detentora das duas marcas de queijo líderes no retalho no último ano – Limiano e Terra Nostra, segundo a Nielsen, tem apostado sobretudo na “diferenciação” através da “comunicação, activação da marca e da inovação”. A Limiano, por exemplo, lançou um queijo amanteigado com casca que se come até ao fim, em linha com a tendência de um maior aproveitamento dos alimentos, uma inovação que traz conveniência às famílias já que elimina desperdícios. A Terra Nostra, por sua vez, apostou no lançamento de uma nova imagem, suportada numa campanha que eleva as características da natureza dos Açores. “A marca que é um ‘shot’ de energia verde” também lançou novos produtos (Fatias com ervas finas) e uma nova embalagem de manteiga, mais moderna e conveniente. A empresa detém ainda as marcas A Vaca que Ri e Mini Babybel.

Inovação

Já a Saloio, que detém duas lojas nas fábricas de Torres Vedras e Abrantes, aposta sobretudo na inovação. “Somos a empresa líder em inovação no mercado de queijo em Portugal”, sublinha Vera Mota, acrescentando que a empresa lança 10 novos produtos por ano. “É uma importante forma de diferenciação, num mercado ainda muito tradicional e com baixo investimento em investigação”. Reforçar com novidades os segmentos de requeijão, queijo de cabra e queijo de vaca curado enriquecido com sabores exóticos, tem sido a aposta da dona da marca Palhais para recrutar novos consumidores. “No próximo ano, a actuação da empresa vai continuar a passar pelo foco na inovação, associada aos novos produtos e na apresentação de propostas diferenciadas e de valor acrescentado para o consumidor e no desenvolvimento de fórmulas para produção de produtos de custo mais baixo. Daremos continuidade ao trabalho constante de racionalização para manter níveis de preço adequados e relevantes para o consumidor”, garante a directora de marketing e comunicação da Saloio.

Marcas brancas

“O aumento do consumo de marcas brancas tem demonstrado ser uma oportunidade para as marcas mostrarem a sua capacidade de acrescentar valor ao consumidor, tornando-se ainda mais relevantes, mas também às suas categorias, aumentando o seu consumo e relevância no cabaz de compras”, sublinha Paula Gomes. “O sector dos lacticínios tem feito isso, seja com embalagens mais práticas e funcionais, seja indo ao encontro das preocupações financeiras, seja introduzindo novas experiências sensoriais”.

Para Vera Mota, por outro lado, o crescimento das marcas de distribuição (MdD) resulta sobretudo do nível de preços e da contracção do rendimento disponível. “No entanto, as marcas originais continuam a representar um papel fundamental no mercado porque são a garantia de qualidade, homogeneidade e ausência de risco para o consumidor, são a caução que garante a satisfação continuada e a repetição da experiência positiva”. Por isso, a empresa vai continuar a apostar no desenvolvimento de “marcas fortes, associadas a produtos inovadores, diferenciados e de valor acrescentado para o consumidor”.

Promoções

A actividade promocional tem sido uma das armas de arremesso da indústria das marcas e do retalho alimentar para animar o consumo. “A distribuição tem apostado de uma forma muito incisiva na actividade promocional como resposta à depressão no consumo, resultante do aprofundamento da crise económica. Esta estratégia é transversal a diferentes categorias no grande consumo mas ainda mais nos lacticínios, um importante gerador de tráfego nas lojas. Para as diferentes categorias do sector dos lacticínios, este aumento do nível promocional implica seguramente um aumento do volume de vendas em promoção versus sem promoção”, explica a directora de marketing da Bel Portugal.

O impacto destas promoções no volume de negócios “tem alguma importância”. Esta participação em campanhas promocionais “tem de ser vista como um investimento, já que a rentabilidade que resulta é muito diminuta”, sublinha, por sua vez, Miguel Moreira, director comercial da Lactoserra.

Para crescer, esta empresa da Beira Alta aposta nos mercados externos, onde tem ainda uma “pequena participação”, nomeadamente Europa – França, Luxemburgo, Suiça, Inglaterra, mas também EUA e Angola. “Em 2015, a estratégia passa por conquistar novos mercados fora da Europa e consolidar aqueles onde já estamos presentes”.

Exportação

A Bel exporta queijo para 15 países, mas também leite e manteiga. “É um negócio em amplo crescimento”, sublinha Paula Gomes. No próximo ano, é intenção da empresa reforçar a presença das marcas nos mercados onde estas já estão implementadas.

Já o negócio da Saloio nos mercados internacionais registou um crescimento de 15% em 2013, face ao ano anterior. A empresa exporta para 40 países. “Em 2014, prevemos um crescimento de 100% nas vendas para os mercados externos, possivelmente com a consolidação do negócio na Europa e em Angola”, sublinha Vera Mota. “A exportação é actualmente a única via para as PME [Pequenas e Médias Empresas] melhorarem o seu desempenho económico-financeiro. O crescimento sustentado das vendas para exportação permite reduzir a dependência do mercado português, atingir um crescimento orgânico, aumentar a competitividade e garantir as condições para a sustentabilidade do negócio a longo prazo”.

A aposta nos mercados internacionais passa estrategicamente por estabelecer parcerias com distribuidores e cadeias organizadas de distribuição local. “Depois de um ano em que conseguimos duplicar as vendas para exportação, o desafio passa agora por entrarmos com os nossos produtos em novas cadeias de distribuição moderna em países onde ainda não estamos presentes”.

DESAFIOS 

“Perante o cenário de crise económica, combinado com o crescimento das marcas de distribuição, os principais desafios do sector continuam a ser a justificação do ‘price premium’ das marcas, através da diferenciação e superiorização dos produtos e da relação de confiança que estabelecemos com os consumidores, além do lançamento de produtos inovadores”. 

Paula Gomes, Directora de Marketing da Bel Portugal

“A matéria-prima, de qualidade e em quantidade, e a inovação de produto, através da melhoria da proposta, da sua apresentação e da inovação do portefólio, são os principais desafios”.

 Miguel Moreira, Director Comercial da Lactoserra

“Os principais desafios que identificamos em 2015 passam por acelerar o processo de internacionalização das marcas, continuar a apostar em novos produtos inovadores para responder às necessidades e expectativas dos consumidores, intensificar o processo de construção de parcerias fortes com clientes e fornecedores e manter uma comunicação fluída e eficaz com o público-alvo”.

 Vera Mota, Directora de Marketing e Comunicação da Saloio


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Logística

Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas

Num passo significativo rumo à economia circular, a Tetra Pak e a Schoeller Allibert juntam-se para lançar uma nova linha de embalagens logísticas produzidas a partir de PolyAl reciclado, resultante da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas. A inovação está a ser apresentada em Amesterdão, durante a feira Plastics Recycling Show.

A colaboração entre a multinacional de soluções de embalagem alimentar e a líder em embalagens reutilizáveis para transporte resultou no desenvolvimento de caixas de armazém e outras soluções logísticas reutilizáveis, compostas até 50% por PolyAl reciclado e materiais provenientes de outros fluxos de reciclagem, sem recurso a plástico virgem. As novas embalagens prometem uma alternativa mais sustentável e económica às soluções convencionais, cumprindo exigentes padrões de durabilidade e desempenho.

Atualmente em fase de testes rigorosos, estas embalagens estão destinadas a substituir mais de 50 mil unidades utilizadas no centro global de distribuição de peças da Tetra Pak, localizado em Lund, na Suécia. Esta iniciativa integra-se na estratégia da empresa de incorporar materiais reciclados e sustentáveis nas suas operações.

Britta Wyss Bisang, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Estratégica da Schoeller Allibert, destaca o papel da inovação nos materiais para a construção de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e eficientes: “Para os nossos clientes, tornar as suas cadeias de abastecimento mais sustentáveis é uma prioridade e a inovação nos materiais é um dos principais fatores para o conseguir. Por isso, estamos a investir fortemente em novas formas de reduzir a utilização de plásticos virgens e a apostar em materiais reciclados como o PolyAl. Este projeto demonstra como soluções avançadas de reciclagem podem transformar resíduos em embalagens duradouras e reutilizáveis que promovem a logística circular e, consequentemente, a transição para uma economia circular.”.

“As embalagens assépticas são fundamentais para garantir o acesso a alimentos seguros e nutritivos. Na Tetra Pak, compreendemos a importância de considerar também o fim da vida útil das embalagens, mantendo os materiais valiosos em uso. Ao longo dos anos, temos vindo a explorar aplicações viáveis para o PolyAl reciclado e estamos satisfeitos por ver que a nossa colaboração com a Schoeller Allibert resultou num produto industrial robusto e competitivo. Continuaremos a trabalhar com recicladores de todo o mundo para desenvolver produtos comercialmente viáveis e expandir o seu mercado, ajudando assim a reduzir a utilização de plástico virgem e a avançar rumo a uma economia circular.”, explica Kinga Sieradzon, vice-presidente de Operações de Sustentabilidade da Tetra Pak.

Marie Sandin, diretora-geral da Tetra Pak Suécia, conclui: “Na fábrica da Tetra Pak em Lund, na Suécia, temos vindo a trabalhar há mais de um ano, de forma muito intensa, para incorporar materiais reciclados e sustentáveis em tudo o que fazemos. Por exemplo, já temos mobiliário interior e exterior feito de material PolyAl para os nossos funcionários. Com esta iniciativa, realizada em parceria com a Schoeller Allibert, o nosso objetivo era desenvolver uma caixa sustentável e económica, que proporcionasse um elevado desempenho. Os resultados são muito promissores para as nossas operações diárias: cada caixa é feita de aproximadamente 200 embalagens de cartão para bebidas recicladas”.

A Tetra Pak e a Schoeller Allibert estarão presentes no stand da Food & Beverage Carton Alliance na feira Plastics Recycling Show.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

Hipersuper

Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

Sobre o autorHipersuper

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Logística

Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

Hipersuper
A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes
Bebidas

Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais

O Grupo Bacalhôa anunciou uma reorganização estratégica na sua estrutura de Enologia, com o objetivo de reforçar a competitividade no mercado nacional e internacional.

Hipersuper

A medida, liderada por Luís Ferreira, CEO do grupo desde dezembro de 2024, integra a criação de uma nova direção e uma renovação significativa na equipa técnica, refletindo o compromisso da empresa com a inovação, a qualidade e a excelência enológica.

Nova Direção de Relações Institucionais sob liderança de Vasco Penha Garcia

Vasco Penha Garcia

Como parte desta reorganização, o grupo criou a Direção de Relações Institucionais, confiada a Vasco Penha Garcia, que durante décadas liderou a área de Enologia da Bacalhôa. A nova função terá como foco o fortalecimento dos laços com parceiros estratégicos e entidades do setor, num esforço de aproximação institucional que visa sustentar a presença da empresa junto dos principais atores do mercado.

Francisco Antunes lidera renovação geracional da Enologia

A liderança da equipa de Enologia passa agora para Francisco Antunes, um dos nomes mais reconhecidos da enologia portuguesa. Com mais de 35 anos de experiência, o enólogo – distinguido com os prémios de Melhor Enólogo em 2006 (Essência do Vinho) e Enólogo do Ano em 2023 (revista Grandes Escolhas) – assume a missão de elevar a qualidade dos vinhos Bacalhôa. A sua carreira inclui a direção enológica da Aliança Vinhos de Portugal, abrangendo múltiplas regiões vitivinícolas, e é marcada por um profundo conhecimento técnico e uma abordagem versátil à vinificação.

Continuidade e reforço nas adegas do grupo

A nova estrutura mantém figuras históricas como Filipa Tomaz da Costa, que, após 42 vindimas, cede a direção enológica da Adega de Azeitão, mantendo-se como Enóloga Consultora. João Ramos, com formação internacional em viticultura e enologia, assume agora a responsabilidade pelos vinhos produzidos em Azeitão.

Na Aliança Vinhos de Portugal, Magda Costa, Enóloga Assistente desde 2022, sucede a Francisco Antunes na liderança dos vinhos, espumantes e aguardentes das regiões do Douro, Beira Interior, Dão e Bairrada. No Alentejo, Rui Vieira manterá a direção enológica da adega de Estremoz, assegurando a continuidade da certificação PSVA e o compromisso com a sustentabilidade.

Compromisso com a modernização e o legado

Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa

Para Luís Ferreira, CEO do Grupo Bacalhôa, estas mudanças estratégicas reforçam o compromisso “com a inovação, a qualidade e a sustentabilidade e com o reforço desta nova geração de Enólogos na equipa de Enologia, estamos preparados para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, mantendo o legado das gerações anteriores, quer na tradição de excelência na produção de vinhos, quer no compromisso de crescimento e transformação. Sendo a inovação um dos maiores desafios do nosso setor, estamos certos de que esta equipa dará continuidade à missão de posicionar a Bacalhôa na vanguarda do vinho português, reforçando a nossa modernidade e capacidade de marcar a agenda do setor.”.

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Alimentar

Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses

A Vitacress aliou-se à Flama para lançar um passatempo dirigido ao consumidor final, com o objetivo de promover a conveniência e versatilidade das Batatas Vitacress.

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A iniciativa decorre ao longo do mês de abril e inclui prémios diários e um prémio final: um Micro-ondas Air Fryer & Forno 3 em 1 da FLAMA.

Segundo Nuno Crispim, diretor de marketing da Vitacress, esta ação procura valorizar a utilização das batatas em diferentes momentos de consumo: “Na Páscoa, a batata assume um protagonismo especial à mesa. Por isso, criámos um passatempo que destaca toda a versatilidade das Batatas Vitacress: podem ir diretamente ao micro-ondas, ficam especialmente estaladiças na air fryer e são ideais para os tradicionais assados no forno, pela sua textura e sabor únicos. Para celebrar esta tripla versatilidade, estabelecemos uma parceria com a FLAMA, cujo inovador eletrodoméstico 3 em 1 permite aos consumidores desfrutar plenamente das Batatas Vitacress em qualquer ocasião.”.

Para participar, basta adquirir uma embalagem de Batata Branca Vitacress (Mini 400g ou Média 500g), submeter o talão de compra e responder de forma criativa à pergunta: “Quais são as três razões que tornam as Batatas Vitacress práticas no seu dia a dia?”. A resposta mais original será premiada no final da campanha, com o vencedor anunciado a 9 de maio.

Durante os 31 dias da campanha, será atribuído diariamente um cabaz de produtos Vitacress ao participante que interagir com a marca no momento do passatempo. O prémio final – o eletrodoméstico 3 em 1 da FLAMA – pretende sublinhar a praticidade na preparação de refeições, reunindo três funções num único equipamento.

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Retalho

Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito

Este momento marca o início da comunicação oficial da celebração dos 100 anos da Portugália.

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Reabriu restaurante da Portugália de Alvalade, agora renovado e adaptado ao novo conceito e imagem da marca.

“A reabertura do restaurante de Alvalade é mais um importante momento na estratégia de transformação da marca Portugália. Mais uma vez demonstra que a marca se consegue modernizar e transportar para os dias de hoje sem perder aquilo que faz da Portugália uma marca única. Representa a harmonia entre a tradição e a modernidade, preservando o legado gastronómico que há mais de um século define a marca. Este momento também assinala o início das comemorações do centenário da Portugália, que será celebrado este ano.”, sublinha José Maria Carvalho Martins, diretor-geral da Portugália.

A arte continua a desempenhar um papel central nos espaços da Portugália. No restaurante de Alvalade, mantém-se o emblemático painel de azulejos de Júlio Pomar, uma obra que ocupa uma das paredes do interior do restaurante. Este painel foi idealizado pelo artista antes do seu falecimento, em maio de 2018, e concretizado pela Fábrica Viúva Lamego, reforçando a ligação da marca à cultura e ao património artístico.

O restaurante está aberto todos os dias das 12 às 23 horas e sextas, sábados e domingos das 12h00 às 00h00.

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Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas

No âmbito da celebração dos seus 70 anos, a Adega de Borba promove, entre abril e setembro, visitas gratuitas às suas instalações.

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Para assinalar sete décadas de fundação, a Adega de Borba vai realizar visitas gratuitas e provas de vinhos, que decorrem no primeiro sábado de cada mês, de abril a setembro.

As visitas dão a conhecer ao público a história e os bastidores da produção vitivinícola alentejana e incluem uma prova de vinhos e azeite, mediante reserva prévia. “Com esta ação, a Adega de Borba convida o público a conhecer de perto a sua história, os processos de produção e a qualidade dos seus produtos, numa verdadeira viagem ao coração da enologia alentejana”, convida.

O percurso inicia-se no edifício original da Adega, onde os visitantes poderão explorar espaços como a garrafeira histórica e a cave de estágio em garrafa. Segue-se o edifício mais recente, que integra o centro de vinificação com diferentes tecnologias de fermentação e um imponente espaço dedicado ao envelhecimento em barricas de carvalho francês, americano e português.

A experiência inclui uma prova de três vinhos: Adega de Borba Reserva Branco, Montes Claros Reserva Tinto e Senses (à escolha entre as diferentes monocastas disponíveis). A degustação decorre na sala de provas da Adega de Borba, com vista para a sala de barricas e para o centro de vinificação, e além da prova de um vinho branco e de dois tintos, contempla também o azeite virgem extra da marca, servido com pão regional. A visita termina na loja da Adega, onde os participantes poderão adquirir os produtos degustados e outras referências da Adega de Borba.

As visitas guiadas realizam-se às 11h e às 15h, com capacidade limitada a 50 pessoas por grupo. As reservas devem ser feitas através do email enoturismo@adegaborba.pt ou do telefone 268 891 660.

Fundada em 1955, a Adega de Borba tem 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, a diversificação do negócio sob a sua marca estende-se a produtos como o azeite e vinagre e ao enoturismo.

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Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024

As vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja.

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O Grupo Decathlon fechou 2024 com um aumento de 5,2% face a 2023, tendo registado um volume de receitas de 16,2 mil milhões de euros, refere num comunicado onde revela ainda que as vendas digitais representam agora 20% das receitas totais, “incluindo e-commerce, marketplace e pedidos realizados em loja”.

“Medidas rigorosas de controlo de custos mitigaram o impacto da inflação, permitindo que a Decathlon mantivesse o seu dinamismo comercial, ao mesmo tempo que assegurava preços acessíveis para os clientes. A otimização das despesas operacionais continua a ser uma prioridade para 2025, com o objetivo de apoiar o crescimento a longo prazo”, define ainda no comunicado.

Presente em 79 territórios, a Decathlon mantém o foco na expansão internacional. Na Índia, a empresa anunciou um investimento significativo de 100 milhões de euros nos próximos cinco anos para aumentar o número de lojas e melhorar a capacidade de produção. Na Alemanha, planeia investir até 100 milhões de euros até 2027, tanto na abertura de novas lojas como na modernização das já existente. Também a Fundação Decathlon ampliou a sua área de atuação, tendo apoiado, em 2024, “96 novos projetos em 21 países, beneficiando mais de 395 mil pessoas”, destaca a multinacional.

O Grupo, que tem mais de 101.000 colaboradores e 1.750 lojas em todo o mundo, destaca ainda o investimento em sustentabilidade no centro das operações, através, entre outras medidas, do aumento da colaboração com parceiros industriais para descarbonizar processos produtivos e expandir modelos de negócios circulares. “Prolongar a vida útil dos produtos continua a ser uma prioridade, tornando mais fácil para os clientes reutilizarem, repararem e reciclarem o seu equipamento”, assegura.

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Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

A Action vai abrir em Abril a 13ª, 14ª e 15ª lojas em Portugal, localizadas, respetivamente, em Ovar, Évora e Sintra.

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A Action, discount store de produtos não alimentares, abre a nova loja de Ovar no próximo dia 3 de abril, enquanto as de Évora e Sintra serão inauguradas a 24 de abril. Com estes novos espaços, a insígnia alarga a presença em Portugal.

A marca chega a estas três cidades com a mesma fórmula aplicada nas lojas já abertas: um protfólio de seis mil produtos em 14 categorias – como brinquedos e produtos para a casa, produtos de jardinagem, DIY (‘do it yourself’), alimentação – com o compromisso de preços mais baixos. “A Action oferece uma seleção de 150 novos produtos todas as semanas” e assume que “o preço médio de todos os produtos é inferior a 2 euros”, destaca.

“Estamos muito satisfeitos por abrir as primeiras lojas em Ovar, Évora e Sintra, apenas um ano depois de termos apresentado a nossa primeira loja em Portugal. Os clientes receberam-nos calorosamente e estamos felizes por podermos trazer a fórmula Action para mais perto deles. O nosso sucesso assenta na nossa fórmula forte e no empenho e compromisso das nossas equipas, de que muito nos orgulhamos. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista: os nossos clientes, os nossos colegas, os nossos fornecedores e todos os que nos apoiaram,” afirma Sofia Mendoça, diretora-geral da Action em Portugal.

A nova loja de Ovar (Next Retail Park) tem 1088 metros quadrados, a de Évora terá 1125 metros quadrados e a de Sintra 1147 metros quadrados. A Action contratou uma equipa de 20 colaboradores para gerir a loja de Ovar, 24 para Évora (R. Armando Antunes da Silva) e 28 para a loja de Sintra ( Rua Do Urano, Rio de Mouro). As lojas estão abertas das 09h às 21hs, de segunda a domingo.

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