O cliente reclamou? Ainda bem!
Os seus clientes mais insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizagem” – Bill Gates
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
Quase ninguém gosta de ouvir reclamações. Mesmo quando a crítica é construtiva, é difícil encará-la como algo proveitoso e positivo. No mundo corporativo, quando se fala em atendimento ao cliente e prestação de serviços, ouvir reclamações é algo relativamente comum, mas a forma de receber e dar seguimento às queixas é que pode fazer toda a diferença para a organização.
Pense bem: o que é que tem a ganhar enfrentando um cliente insatisfeito ou sendo indiferente à sua queixa? Há pelo menos três aspectos altamente benéficos numa reclamação:
1) Quando um cliente diz para a empresa, com a qual mantém uma relação comercial, que está insatisfeito com um determinado produto ou serviço, significa simplesmente que deseja fazer alguns ajustes nesse relacionamento. É como um casamento: quando um reclama do outro é porque existe sentimento suficiente para se resgatar e manter a relação.
Muito pior seria se o cliente tratasse a empresa com indiferença. Quando um cliente está incomodado, mas não fala nada, no momento em que menos se espera ele migra, espontaneamente e silenciosamente, para a concorrência. Ainda fazendo analogia ao casamento, uma reclamação é um sinal de alerta importante para ambos repensarem o relacionamento. Portanto, na maioria das vezes, não há motivo para se ofender com uma crítica. Ela pode ser um instrumento excelente para aperfeiçoamento pessoal e profissional.
2) Outro aspecto positivo é que a reclamação de um cliente pode servir como consultoria, ainda que involuntária, para a empresa. Na maioria das vezes, ele mostra, de maneira inequívoca, sincera e gratuita, uma série de erros que a empresa tem vindo a cometer, sem ao menos se dar conta. Uma consultoria, aliás, cobra caro para dar os mesmos conselhos que o cliente pode dar de forma gratuita.
3) Caso a empresa não possa atender ao pedido do cliente, pelo menos dê atenção, garantindo que seja ouvido. Tanto quanto obter soluções, as pessoas desejam ser ouvidas e que os seus pontos de vista sejam respeitados. Saber ouvir é algo que não implica um custo financeiro para a organização, mas ainda assim é uma qualidade muito desejada de um profissional, independentemente do sector em que actua.
Portanto, ao ouvir uma crítica, procure todos os aspectos positivos que pode trazer. Se se conseguir focar apenas naqueles, evitando a tendência natural de confrontar o cliente ou esquivar-se do problema, todos saem a ganhar – o cliente é ouvido, a empresa consegue retê-lo e o profissional aprende que, com flexibilidade e jogo de cintura, pode transformar um problema em aprendizagem, fidelização e melhores resultados.
Muito longe de ser um inimigo, um cliente insatisfeito pode ser fonte de informações valiosas para a melhoria no atendimento e na gestão da empresa.
Os seus clientes mais insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizagem” – Bill Gates