Norte do País com mais dinheiro do que o sul para ir de férias de Natal
O Observador Cetelem analisou as intenções de consumo dos portugueses para o Natal de 2014 e revela que cerca de um em cada dez portugueses tenciona fazer férias fora do local de residência, neste Natal ou Fim de Ano

Ana Catarina Monteiro
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
O Observador Cetelem analisou as intenções de consumo dos portugueses para o Natal de 2014 e revela que cerca de um em cada dez portugueses tenciona fazer férias fora do local de residência, neste Natal ou Fim de Ano.
Os portugueses, que vão passar férias fora de casa, pensam gastar, em média, cerca de 170 euros (sem contar com prendas e consoada).
Em 2013, 49% dos consumidores confessavam não fazer férias por questões económicas, valor que desceu agora para os 33%. Quanto aos portugueses que assumem fazer férias neste Natal, os motivos variam: 9% vão fazer férias para encontrar a família, enquanto 2% tencionam fazê-lo como uma forma de lazer, para viajar e passear.
São os indivíduos mais jovens, entre os 25 e os 34 anos, os que mais admitem fazer férias para viajar e passear (4%). Entre os 35 e os 44 anos de idade, estão os que mais saem de casa para encontrar a família (15%). Na faixa etária dos 45-54 anos é onde se encontram mais indivíduos que afirmam não poder ir de férias nesta época por falta de disponibilidade financeira (43%).
Por sua vez, são os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, que mais tencionam gastar nas férias de Natal, 274 euros em média (sem contar com os presentes e a consoada). Já os indivíduos entre os 45 e os 54 anos pretendem gastar apenas 73 euros.
Em termos geográficos, no sul do País, 45% dos consumidores revelam não ter meios financeiros para fazer férias fora de casa nesta época. Nesta região, o gasto médio percepcionado para aqueles que tencionam fazer férias é de apenas 75 euros, enquanto os indivíduos do Porto e região Norte dispõem de 300 euros e 211 euros, respectivamente.
Ficha técnica:
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, a partir de uma amostra de 600 inquéritos, realizados a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2014. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.