Uso da rolha de cortiça aumenta 30% nas caves mundiais
A revista Forbes publicou um artigo positivo para a rolha de cortiça, com o testemunho do Presidente e CEO da cave californiana St Francis, Christopher Silva
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Ana Catarina Monteiro
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A revista Forbes publicou um artigo positivo para a rolha de cortiça, com o testemunho do Presidente e CEO da cave californiana St Francis, Christopher Silva.
“Nós estamos muito satisfeitos pelo facto da cortiça oferecer uma solução muito superior para vedar os nossos vinhos”, afirma o CEO da cave que regressou à cortiça em 2012. Christopher Silva evidenciou que “a consistência foi tão significativa que a rolha de cortiça natural ultrapassou os vedantes sintéticos em todas as áreas”.
Um estudo recente lançado pela A.C.Nielsen, empresa de estudos de mercado, sobre as top 100 marcas premium, demonstram um aumento de 30% no uso da cortiça, comparada com 9% para os vedantes sintéticos. O artigo confirma que “muito embora a opinião do consumidor varie, a tendência é a favor da rolha de cortiça”.
Outro estudo realizado pela Wines & Spirits mostra, por sua vez, que os 50 restaurantes “top” seleccionam vinhos com cortiça, numa percentagem de 90%. Valor que aumentou 21% comparado com a década anterior. No mesmo período, as marcas vedadas com cápsulas de alumínio demonstraram um decréscimo de 39% e os vedados com plástico diminuíram 70%.
“Os EUA são um mercado fundamental para o sector da cortiça, para além de ocuparem o segundo lugar nas nossas exportações, são um mercado com forte influência em toda a América Latina. A posição favorável à cortiça de caves, produtores e consumidores demonstra que a cortiça está no bom caminho e que continuará a ser o vedante de eleição neste país”, explica o Presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor).