Nova legislação para os rótulos dos alimentos
A partir de Dezembro, os rótulos dos alimentos presentes no mercado português têm de conter toda a informação nutricional e a lista de ingredientes completas

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A partir de Dezembro, os rótulos dos alimentos presentes no mercado português têm de conter toda a informação nutricional e a lista de ingredientes completas.
Informações como o valor energético, lípidos, ácidos gordos saturados, hidratos de carbono, açúcares, proteínas e sal, terão de estar obrigatoriamente indicada nos rótulos de todos os alimentos, explica um notícia da agência Lusa.
As composições dos produtos passam a estar mais claras, para uma melhor informação dos consumidores. O sal passa a ser especificado como tal, ao invés de estar nomeado de sódio, como acontece actualmente.
Os produtos que podem provocar reacções alérgicas passam a constar também na listagem, de forma especificada, e não sob uma simples chamada de atenção. A data de congelação da carne passa a ser obrigatória para se indicar na embalagens de carne, produtos à base de carne e produtos de pesca congelados.
A dimensão dos caracteres passa a ter um tamanha mínimo obrigatório para facilitar a leitura dos rótulos.
A Bastonária dos Nutricionistas prevê que a medida tenha impacto positivo na saúde dos consumidores. Em declarações à Lusa, Alexandra Bento revelou esperar “um impacto positivo na saúde dos consumidores, com informação mais clara, precisa e objectiva. Acreditamos que os consumidores possam fazer escolhas mais acertadas e, eventualmente, a longo prazo e mais esclarecidos, possam fazer a substituição de alimentos menos saudáveis para mais saudáveis”.
A nova legislação contém ainda normas para a venda as vendas online.