Estações de serviço ibéricas facturam menos apesar das vendas de combustível aumentarem
Os dados são do estudo Sectores “Estações de Serviço no Mercado Ibérico” publicado pela Informa D&B, que aponta para a tendência de redução dos preços como impedimento ao crescimento das receitas
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Ana Catarina Monteiro
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Os dados são do estudo Sectores “Estações de Serviço no Mercado Ibérico” publicado pela Informa D&B, que aponta para a tendência de redução dos preços como impedimento ao crescimento das receitas.
Apesar de 97,2% das vendas totais de gasolina e 77% de gasóleo no mercado ibérico são canalizadas através das estações de serviço, o volume total de vendas nestes locais está a cair desde 2010.
A facturação prevista para os operadores, no conjunto do mercado ibérico, é de 35 850 milhões de euros, uma descida de 5,4% em comparação com 2013, ano em que facturaram 36 065 milhões de euros. Para Portugal, a descida estimada é de 1,2% enquanto em Espanha, deverá ser de 0,5%.
Ainda que num contexto de melhoria da conjuntura económica e evolução favorável da actividade turística, as previsões para o final de 2014 apontem para um ligeiro aumento do volume de combustíveis vendido no mercado ibérico, os números das receitas foram superiores em 2013, ano em que diminuiu a procura e os preços reduziram ligeiramente, situando-se nos 36,74 milhões de toneladas consumidas, menos 3,9% que em 2012.
O volume total das vendas de gasolina e gasóleo em Espanha e Portugal manteve uma tendência descendente durante o período de 2010 até 2013, ano em que a facturação em Espanha foi de 29 500 milhões de euros, menos 5,1% do que em 2012, enquanto Portugal registou uma evolução mais negativa ainda, com uma quebra de 6,7%, até aos 6565 milhões.
Em 2013, o consumo em Espanha foi de 31,21 milhões de toneladas, 4,1% abaixo do valor registado em 2012, enquanto no mercado português o consumo registou uma quebra de 2,7%, situando-se nos 5,54 milhões de toneladas.
Em Dezembro de 2013 encontravam-se em actividade 12 537 estações de serviço no conjunto do mercado ibérico. Nessa data, existiam em Espanha 9942 estações, 1,6% mais do que em 2012, não contando com as 675 geridas por cooperativas. Em Portugal o número de estações caiu 0,2% em 2013, situando-se nas 2595.
A maioria das estações de serviço com actividade no mercado ibérico opera sob marcas de empresas petrolíferas, embora nos últimos anos as grandes cadeias de hipermercados e supermercados tenham aumentado a sua quota de mercado.
O estudo revela ainda que, só os cinco principais operadores representam 75,5% do valor das vendas nas estações ibéricas, enquanto a quota dos dez principais é de 83%.