Portugueses com cartão de crédito gastam mais este Natal
Apesar de serem menos os portugueses com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito, o gasto médio aumenta este ano. O Observador Cetelem prevê que este seja o valor mais alto dos últimos quatro anos
Ana Catarina Monteiro
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Apesar de serem menos os portugueses com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito, o gasto médio aumenta este ano. O Observador Cetelem prevê que este seja o valor mais alto dos últimos quatro anos.
No ano passado, os portugueses pretendiam gastar, em média, 262 euros com cartão de crédito, valor que subiu agora para os 360 euros, como revela o estudo sobre intenções de consumo para o Natal do Observador Cetelem.
O valor é o mais alto registado em quatro anos mas, apesar do aumento do gasto médio, são menos os portugueses com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito. Apenas 11% pensam fazê-lo, quando em 2013 eram 13%.
São os consumidores pertencentes à classe socioeconómica mais alta que mais têm cartão de crédito (60%) e que apresentam maior intenção de usar esta forma de pagamento nas compras de Natal (17%).
A faixa etária dos 35 aos 44 anos é a que apresenta maior intenção de utilizar cartão de crédito, com 37% a possuí-lo, dos quais 17% tencionam utilizá-lo.
Inversamente, apenas 4% dos indivíduos da classe mais baixa possuem cartão de crédito e pretendem utilizá-lo para pagar compras de Natal, sendo os jovens a classe etária que menos possui cartão de crédito. Dos consumidores entre os 18 e os 24 anos, apenas 6% tem cartão de crédito e deles, apenas 3% tenciona utilizar a forma de pagamento para as compras de Natal.
De acordo com o estudo, se em 2013, 46% dos utilizadores de cartão de crédito pretendia gastar entre 100 a 249 euros nas compras de Natal, este ano 30% dos portugueses tenciona gastar entre 250 a 500 euros com o cartão de crédito. Enquanto 8% dos consumidores pretende gastar entre 500 e 1.000 euros, uma minoria de 3% tenciona ir além dos 1 000 euros.
Na análise por regiões constata-se que são os lisboetas quem mais possui cartão de crédito (31%) e são também os que mais pretendem utilizá-lo nas compras de Natal (13%). Pelo contrário, apenas 9% dos portuenses dizem possuir cartão de crédito, com 6% a tencionar recorrer a esta forma de pagamento, durante a época natalícia.
Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, a uma amostra de 600 indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre 30 de Setembro e 2 de Outubro de 2014.