MasterCard quer acabar com os códigos nos pagamentos online
A MasterCard anunciou o fim do uso de códigos nos pagamentos online. Pagamentos mais inteligentes vão aplicar um novo standard na indústria

Ana Catarina Monteiro
Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo
Vinho do Porto está em destaque no Port Wine Experience
Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas
Verlingue reforça presença no retalho com parceria estratégica com a Unimark e a rede Aqui é Fresco
Essência de Ventozelo Branco 2019 chega ao mercado
Ifthenpay registou crescimento de 27% e um volume de negócios de 7,1 M€ em 2024
Água de Luso é a marca líder em “Água lisa” no RepScore e vence “Marca de Confiança 2025” nas Águas de Mesa
Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo
Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica
Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo
A MasterCard anunciou o fim do uso de códigos nos pagamentos online. Pagamentos mais inteligentes vão aplicar um novo standard na indústria.
A visão da MasterCard sobre os pagamentos online, que não encontra necessidade de introdução de código, passa por utilizar dados cada vez mais “ricos” sobre o detentor do cartão, o que resultará em menos interrupções no processo de autenticação baseado em passwords no ponto de venda, com segurança reforçada.
A empresa tem vindo a liderar a co-criação de um novo padrão de autenticação. No caso de qualquer necessidade adicional, o titular do cartão será capaz de se identificar com uma palavra-chave única ou usando sistemas biométricos por impressão digital, em vez de usar códigos estáticos memorizados
Em 2018, os pagamentos em dispositivos móveis “deverão representar 30% do total vendas do retalho online” e, desta forma, o novo standard beneficia, de forma igual, consumidores, bancos e comerciantes, com perspectivas de ultrapassar as simples infra-estruturas baseadas em PCs, suportando as tecnologias emergentes e as novas necessidades de consumo.
A Presidente para as Soluções de Segurança Empresariais da MasterCard, Ajay Bhalla, afirmou que “há muitos códigos para memorizar e isso cria problemas adicionais para os consumidores e as empresas”.
O novo protocolo está a ser criado em parceria com a Visa, e poderá ser adoptado já a partir de 2015, substituindo gradualmente o actual standard 3D Secure.
Outras medidas que a MasterCard está a aplicar, com o objectivo de eliminar os códigos incluem o desenvolvimento do programa Secure Code para suportar o novo standard, a realização de testes comerciais “piloto” para autenticação dos portadores de cartões baseadas no reconhecimento facial e em apps de reconhecimento de voz, além de experiências que utilizam uma pulseira que autentica o titular de um cartão através do seu ritmo cardíaco.