Nova plataforma de apoio às PME no comércio online transfronteiriço
O comércio transfronteiriço alcançará os 307.000 milhões de dólares em 2018, segundo a empresa de pagamentos digitais Paypal
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Rita Gonçalves
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O comércio transfronteiriço alcançará os 307.000 milhões de dólares em 2018, “um mercado para o qual a maioria das PME (Pequenas e Médias Empresas) não estão preparadas pela falta de conhecimento das particularidades de cada país, como a complexidade de procedimentos e os diferentes processos legais que implica a comercialização de produtos à escala internacional”, revela um comunicado da PayPal.
Foi a pensar nisso, que o PayPal lançou o PassPort. “Trata-se de uma plataforma digital dirigida às PME que pretendem expandir as suas vendas a nível global e, assim, obter rentabilidade do comércio transfronteiriço. No PassPort, as PME podem encontrar informação referente às temporadas de grandes vendas, costumes de cada país, tendências e dados sobre a logística do envio e entrega de mercadorias, taxas de câmbios e processos alfandegários”.
Através do PassPort, os comerciantes têm acesso aos dias festivos mundiais onde se registam picos de vendas no comércio electrónico. “Exemplo disso é o “Dia dos Solteiros”, data celebra todos os anos na China, a 11 de Novembro. Este dia começou por ser uma celebração de reivindicação das pessoas solteiras e um movimento para contestar o Dia dos Namorados e, actualmente, é o dia de compras online mais importante a nível mundial”.
Em 2013, o “Dia dos Solteiros” gerou vendas no valor de 8.200 milhões de dólares em apenas 24 horas. Para amanhã, prevêm-se vendas online superiores a 10.000 milhões de dólares1, ou seja, três vezes mais receitas face ao ‘Cyber Monday’, dia em que o comércio online atingiu os 2.290 milhões de dólares no ano passado.
“No entanto, o Dia dos Solteiros é apenas um exemplo das grandes oportunidades de comércio online para a indústria de retaalho. Prevê-se que, em 2018, triplique o comércio global transfronteiriço em mercados chave como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, China ou Austrália, alcançando os 130 milhões de compradores”.