Crise penaliza sector das latas de bebidas
Um total de 750 milhões de latas de cervejas e refrigerantes foram cheias em Portugal em 2013, menos 6,7% face ao ano anterior
Rita Gonçalves
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
Um total de 750 milhões de latas de cervejas e refrigerantes foram cheias em Portugal em 2013, menos 6,7% face ao ano anterior, segundo a BCME, Associação de Latas de Bebidas.
Apesar do contexto macroeconómico, o sector das ‘soft drinks’ registou um ligeiro aumento (0,6%) no ano transacto.
O sector das cervejas, por sua vez, tradicionalmente com valores mais baixos em Portugal, caiu 23,9%, registando um total de 182 milhões de latas de cerveja cheias. “Esta redução deveu-se, sobretudo, à austeridade estabelecida em Portugal, o que levou à diminuição dos hábitos de consumo de bebidas em cafés e em bares, beneficiando o consumo no lar. Contudo, estes indicadores têm tendência a reverter assim que sairmos da crise económica”, acredita o director da Associação de Latas de Bebidas, Miguel Aballe.
Quanto aos refrigerantes, foram cheias um total de 569 milhões de latas em 2013, no âmbito das bebidas refrigerantes.
“A aposta na versatilidade das latas, quer em termos de tamanho, quer em técnicas de design ou acabamentos, como as tintas termocromáticas, fazem com que o entusiasmo com estas embalagens aumentem por parte das marcas de bebida. A campanha ‘share a coke’, levada a cabo pela Coca-Cola no início deste verão, é exemplo disso. O enorme sucesso desta campanha, que permitiu com que os consumidores personalizassem a sua própria lata, deveu-se sobretudo à proximidade entre a lata e o consumidor”.