Quintas de Melgaço quer facturar €2,5 milhões este ano
O primeiro semestre do ano correu bem à produtora minhota que registou um crescimento de 10% nas vendas face ao período homólogo

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Quintas de Melgaço prevê alcançar este ano, pela primeira vez, uma facturação de 2.5 milhões de euros.
O primeiro semestre do ano correu bem à produtora minhota que registou um crescimento de 10% nas vendas face ao período homólogo.
Pedro Soares, administrador da Quinta, estima atingir um crescimento acumulado de 12% em 2014, face aos resultados alcançados do ano anterior, quando facturou €2.4 milhões (+16,31%).
A contribuir para este desempenho estão as marcas Alvarinho QM e Torre de Menagem que registaram taxas de crescimento de 30% nos últimos três anos, explica o responsável, fruto, também, do aumento do investimento na qualidade e promoção dos néctares.
A empresa, que conta com o apoio de 530 produtores com pequenas parcelas de vinho na bacia do Rio Minho, exportou no ano passado 15% do volume de negócios, um crescimento de 42,65% face ao período homologo. No final de 2014, a meta é atingir 25% de quota de exportação.
EUA, Brasil, França, Holanda, Japão, Alemanha, Suiça e Inglaterra, são os destinos de exportação dos néctares. Os EUA constituem o principal mercado internacional. “Fomos exportando pontualmente pequenas quantidades de vinho para os EUA, desde 1999. Há cerca de três anos iniciamos uma participação mais activa com presença em feiras e certames que permitiram estabelecer uma série de contactos que hoje estão a dar frutos”.
O produto estrela nos mercados internacionais é o verde branco Terra Antiga, pela sua versatilidade de consumo. “É um vinho com um preço competitivo que tem conquistado a atenção de revistas da especialidade no estrangeiro”.
Consolidar a presença nos mercados onde já opera é a principal estratégia da Quinta para dinamizar as vendas, concretamente nos EUA, Brasil e Alemanha. Mas, Pedro Soares está atento a novos mercados com potencial para o vinho Alvarinho com o objectivo de aumentar a quota de exportação e diminuir a dependência do mercado doméstico.
A colheita de 2014 deverá ser menos produtiva do que a anterior (750 mil litros), embora a Quinta preveja um reforço da qualidade dos néctares.
A Quinta de Melgaço emprega cerca de 1000 pessoas, directa e indirectamente, já que trabalha com 530 produtores que, juntos, somam mais de 100 hectares de vinha.