Mega tablets chegam ao mercado mundial pela mão de uma empresa portuguesa
Com a tecnologia made in Portugal qualquer superfície, independentemente da dimensão, pode ser interactiva

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os mega tablets vão ser uma realidade no mercado mundial graças à tecnologia Skin Ultra da portuguesa EDIGMA, que vai tornar possível a existência de touch em grandes superfícies, com a mesma performance de dispositivos móveis, garante um comunicado da tecnológica portuguesa.
Com o Skin Ultra qualquer superfície, independentemente da dimensão, pode ser interactiva e os primeiros modelos do produto vão ser aplicados em televisões, fruto do interesse das grandes construtoras mundiais em integrar esta tecnologia nos LCD.
Esta tecnologia, made in Portugal, permite interacção através do toque em ecrãs de grandes superfícies, com a mesma experiência de toque e velocidade de um tablet.
“Trata-se de uma tecnologia em película para ser colada por trás do vidro da televisão para que esta passe a ser touch e vai estar em demonstração a partir de 5 de janeiro de 2015, na Consumer Electronics Shows (CES) Las Vegas, a maior feira de tecnologia do mundo”.
“O produto que estamos a desenvolver é uma espécie de híbrido. À televisão fomos buscar o tamanho e ao tablet o conceito touch”, explica Miguel Fonseca, CEO da EDIGMA.
O lançamento mundial está agendado para 17 de outubro, em Braga, sendo que as grandes construtoras asiáticas de televisão, como a Samsung, a LG, a NEC ou a Panasonic, que pretendem incorporar a tecnologia da EDIGMA para equipar os seus produtos, vão estar presentes.
“Acreditamos que o touch é o interface certo para o futuro e, por isso, estamos a preparar o lançamento de um primeiro produto que vai permitir aos utilizadores expandir a forma como usam as grandes superfícies, nomeadamente as suas televisões e, assim, interagir com elas”, afirma Miguel Fonseca.
O Skin Ultra é um produto ultra performante, rápido e sensível, uma vez que permite que se conjuguem 100 toques em simultâneos, a uma velocidade de 5 milissegundos, e vai estar disponível em 5 tamanhos diferentes – 40, 42, 47, 50 e 55 polegadas.
“Há uns anos, os telefones também tinham todos teclados e deixaram de ter e o que usamos actualmente é a tecnologia touch para interagir com eles”, sublinha o CEO da EDIGMA.