8 em cada 10 portugueses bebe água engarrafada
A Luso é, e continua a ser, a marca preferida dos portugueses. Segue-se Continente, Pedras Salgadas, Pingo Doce e Vitalis
Rita Gonçalves
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A análise de tendências TGI revela que o consumo de água engarrafada mantem-se estável e acima dos 80%, quando analisados os dois últimos anos (TGI 2013 1st release – 81.5% | TGI 2014 1st release – 80.5%).
Por outro lado, o consumo efectuado nos últimos 30 dias também não regista oscilações, revelando que ¾ dos portugueses continuam a beber água engarrafada com regularidade (TGI 2013 1st release – 75.6% | TGI 2014 1st release – 75.1%).
Mas, o mercado das águas engarrafadas oferece ao consumidor uma enorme diversidade de produtos e marcas. O consumidor tem hoje disponível um vasto leque de marcas, capacidades e formatos, mas tem também ao seu dispor uma oferta pensada e desenvolvida para diferentes ocasiões e momentos de consumo. Além das águas minerais com e sem gás, o consumidor português pode hoje escolher entre águas com sabor gaseificadas, água com sabor não gaseificadas ou com adição de fruta.
Perfil do consumidor
Segundo os dados da primeira release TGI 2014, 6 milhões e 898 mil portugueses beberam água engarrafada no último ano (80.5%). Destes 90.5% beberam água sem gás, 45.5% com gás e apenas 26.9% refere o consumo de uma água com sabor, observando-se assim a preferência dos portugueses pelas águas sem sabor não gaseificadas.
A análise de perfil revela que o consumidor de água sem gás e sem sabor tende a ser mais feminino (53,7%), das faixas etárias 25/54 anos (54%) e das classes ABC1 (43,6%). O consumidor de água com gás e sem sabor tende, por outro lado, a ser ligeiramente mais velho, 54.3% têm entre 35 e 64 anos, mas igualmente pertencente as classes ABC1 (47.8%).
O consumidor de água com sabor é aquele que revela maiores diferenças quando comparado com os consumidores de água sem sabor, com ou sem gás. Este consumidor é tendencialmente mais feminino (54.3%), jovem, 21% destes consumidores têm entre 25 e 34 anos, e com maior penetração junto das classes C2D (64.2%).
A análise revela ainda que a Luso é, e continua a ser, a marca preferida dos portugueses (45.5%). Continente (30.4%), Pedras Salgadas (26.5%), Pingo Doce (25.1%) e Vitalis (24.9%) são as marcas que, a par com a Luso, ocupam o Top 5 das marcas mais consumidas .
Estilo de vida
Mas, num momento em que a Internet e as novas tecnologias ocupam cada vez mais um papel de destaque na vida dos portugueses, torna-se importante compreender como os consumidores se relacionam com este meio. Hoje, quase metade dos portugueses consideram que a Internet os ajuda a conhecer melhor as vantagens de um produto ou marca (49.1%) e para 42.6% a qualidade do contacto entre as pessoas melhorou com as novas tecnologias. Os smartphones e os tablets têm registado nos últimos anos uma tendência de crescimento existindo hoje cada vez mais portugueses com estes devices. Os smartphone e tablet são, além de plataformas de comunicação entre pessoas, plataformas de comunicação entre pessoas e marcas e, nesse sentido, assumem-se cada vez mais como veículos eficazes de Brand Communication e Marketing.
Assim, e junto dos consumidores de água engarrafada, observa-se que 4 em cada 10 possui hoje um smartphone (40.6%) e mais de metade destes instalou uma aplicação (54.8%). Estes consumidores recorrem essencialmente às aplicações gratuitas (53.8%), encontrando-se no Top 3 das suas preferências os Jogos (61.7%), as Redes Socias (43.2%) e as Comunicações – WhatsApp, Viber, Skype, etc. (37.5%). De salientar ainda que mais de ⅓ dos consumidores de água engarrafada afirma que não pode passar sem comunicações móveis (35.2%) e quase ¼ sentem necessidade de consultar as redes sociais todos os dias (23.6%).
Fonte: Marktest TGI 2014 (1st release)
Base de análise (000) Indivíduos 15+ Portugal Continental (8564)