Odisseias estuda entregas mais baratas
A Odisseias está a estudar formas mais baratas de entregar os produtos aos consumidores, um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do comércio online em Portugal, acredita Francisco Costa, partner da Odisseias
Rita Gonçalves
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A Odisseias está empenhada em reduzir os custos logísticos da entrega do produto físico em mãos ao consumidor.
Tem de ser o mais barato e rápido possível, diz Francisco Costa, partner da Odisseias, porque este custo é um dos “obstáculos ao desenvolvimento das compras online” em Portugal.
“Uma das nossas estratégias passou por abrir duas lojas, uma em Lisboa e outra no Porto, que permite aos clientes recolherem os produtos comodamente por €1,99”, mas “estamos a trabalhar arduamente para minimizar o custo logístico dos produtos físicos”.
Também a “percepção errada” de que “não é seguro comprar online” afecta a performance do sector do comércio online. “Apesar de termos o pagamento por multibanco, ainda existe um receio infundado e falta de sensibilização para este tema”, explica o partner da Odisseias.
Apesar das dificuldades, o ano está o correr de feição à empresa especialista em promoções online e packs experiência. “O balanço dos primeiros seis meses é muito positivo. Nos canais online tivémos um crescimento de 50% face a igual período do ano passado. Maio destacou-se por ter atingido valores próximos do Natal de 2013, deixando assim em perspectiva um excelente segundo semestre. Na venda a retalho de ‘packs’ experiência reforçámos a liderança de mercado, com uma quota superior a 70%, e registámos um crescimento de 25% em vendas em relação ao semestre homólogo”.
A empresa facturou no ano passado cerca de 12 milhões de euros e prevê crescer este ano 40%. “Adivinha-se um Natal muito forte”, ressalva Francisco Costa.
Tráfego mobile
O tráfego mobile cresceu 120% no último ano, sendo um dos pilares estratégicos do crescimento da empresa. “A nossa primeira prioridade foi ter uma versão optimizada do site mobile. Recentemente, lançamos uma nova versão com pagamento via Paypal e login via facebook para melhorar a experiência de compra dos nossos clientes”.
Ainda este ano, a marca vai lançar uma aplicação para smartphone, com alguns novos serviços que se escusa, por enquanto, a divulgar.
“Estamos a trabalhar ainda no lançamento do novo website, o qual apresentará uma nova imagem e maior facilidade de navegação de acordo com aquilo que é valorizado pelo cliente”.
A empresa tem mais de 1500 parceiros, os quais actuam nas diferentes categorias de oferta que a marca explora, de norte a sul de Portugal, e também no estrangeiro. “O objectivo passa por aumentar e diversificar esta rede de parcerias, ajudando a crescer as PME (Pequenas e Médias Empreasas) e colaborando com as novas estratégias de venda em que apostam as empresas de maior dimensão”.
A ideia é posicionar a Odisseias como um pilar estratégico para o apoio e dinamização do turismo interno. “A Odisseias é um suporte para as unidades hoteleiras, sobretudo de pequena e média dimensão, pois ajuda a vender quartos e a equilibrar as suas taxas de ocupação. É o local ideal para a procura de última hora por destinos de férias, permitindo a venda dos quartos que as unidades hoteleiras não conseguem vender só por si, e que o público ávido por oportunidades e sítios novos para conhecer, está disposto a comprar”.
A empresa está ainda a desenvolver um projecto internacional que tem como objectivo “ajudar as marcas portuguesas a internacionalizarem-se para mercados digitais na Europa. Usamos o nosso ‘know-how’ de e-commerce e logística para conseguirmos colocar os nosso parceiros nos ecrãs dos europeus. Este projecto já está a decorrer e tem o apoio do ‘Portugal Sou Eu’, mas em breve teremos mais novidades”.
No que diz respeito à base de dados, essa, é superior a 1,2 milhões de utilizadores, e o objectivo para 2014 passa por continuar a fazê-la crescer. “A maior capacidade de segmentação e preenchimento da base de dados é essencial para se conseguir comunicar melhor com os clientes, procurando uma adequação da oferta aos interesses da procura”.
A taxa de conversão em compra da Odisseias “é bastante interessante face às médias do mercado. Trabalhamos com valores próximos dos 3% de taxa de conversão, sendo que dado o posicionamento como uma marca de presentes, em datas festivas, os valores de conversão chegam aos extraordinários 5%”.
Viagens em expansão
A Odisseias tem duas áreas nucleares, as promoções online e os packs experiência vendidos no retalho. “Nas promoções online a aposta passa por continuar a desenvolver áreas verticais, aumentando a oferta disponível. Para isso, no novo site a ser lançado em breve teremos áreas que terão o seu próprio ‘look&feel’, dando destaque a áreas como as viagens, moda, lar e decoração e tecnologia. Nos Packs Experiência, vamos, em Setembro, lançar a nossa nova gama que irá trazer novidades em temas como hotelaria, aventura, SPA e restauração”.
A área das viagens é das que está a ter maior crescimento na Odisseias, “registando uma evolução de 65% este semestre, em relação ao período homólogo. A procura por este produto tem o primeiro pico em Maio, sendo uma tendência já anteriormente observada e que se enquadra no padrão de comportamento dos portugueses na procura por destinos de férias. Este ano, Maio registou o melhor valor de sempre na venda de viagens no online e retalho”.
O segmento corporate, por outro lado, está em franca recuperação, “que advém de um clima económico mais favorável e um novo produto que lançámos que permite aos nossos clientes criarem plataformas de incentivo para clientes ou colaboradores com toda a nossa oferta de serviços e produtos. Temos vindo ainda a desenvolver processos e procedimentos que permitam um melhor controlo e medição dos resultados”.
Marcar as tendências e inovações do sector, fazer face aos padrões da procura e perseguir a constante satisfação do consumidor, são os principais desafios para a marca.