Unilever Jerónimo Martins inaugura investimento de €30 milhões em Portugal
A Unilever Jerónimo Martins inaugurou as novas linhas de produção da fábrica de Santa Iria de Azóia

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Unilever Jerónimo Martins (ULJM) inaugurou as novas linhas de produção da fábrica de Santa Iria de Azóia, que vão modernizar e fortalecer esta estrutura fabril, aumentando significativamente a sua capacidade exportadora.
A modernização da fábrica representa um investimento cerca de 30 milhões de euros e envolve o recurso a novas tecnologias, novos processos de fabrico e infra-estruturas, dando resposta ao grande potencial de desenvolvimento na área de produção alimentar. A unidade reúne a produção de margarinas e cremes para barrar, caldos (Knorr), gelados (Olá) e cones.
Uma das novidades foi a construção de uma fábrica de cones para a marca Cornetto, “garantindo a redução do tempo de aprovisionamento e um produto ainda mais fresco junto dos consumidores. Além disso, o hall de produção foi completamente remodelado com nova maquinaria e tecnologia; e na fábrica de gelados, as linhas de cones e de copos foram automatizadas e modernizadas, de forma a produzirem maior variedade de formatos de gelados”.
Perfil europeu
Com as novas linhas de produção, a Fábrica de Santa Iria verá crescer as suas exportações de 30% para 50% da produção, assumindo um perfil europeu. Espanha e Itália (gelados), Espanha Alemanha e Holanda (margarinas) e Espanha, França e Reino Unido (caldos Knorr) são os principais mercados de exportação dos produtos da Fábrica de Santa Iria.
No final de 2013, as fábricas de Santa Iria produziram 70 mil toneladas de produtos alimentares, das quais cerca de um terço para exportação. Nesse ano, a fábrica de margarinas e cremes para barrar exportou 13% da sua produção; da produção de caldos Knorr foram exportados 65% e dos gelados Olá 54%.
A Unilever Jerónimo Martins é detida em 45% pelo Grupo Jerónimo Martins e em 55% pela Unilever.