Crowdfunding: Uma ideia original e transversal a todos os mercados
É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Por Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig
Se acha que conceitos como o networking, o coworking ou até mesmo incubadoras de start ups não podem fazer muito pelo seu negócio, que o seu projecto é alternativo, simples, arriscado ou complicado demais e que muito dificilmente iria conseguir reunir um número de parceiros favorável ao crescimento do mesmo…então descubra ou saiba mais sobre o Crowdfunding (ou financiamento colaborativo) e como tudo está interligado.
Desde o mais tradicional e revivalista ao contemporâneo e futurista, o Crowdfunding dá voz aos projectos, ajudando-os a sair do papel. É ainda uma excelente ferramenta de marketing, mais precisamente de prospecção de mercado, ajudando os empreendedores a saber se o projecto tem ou não realmente pernas para andar. Desde o mercado da música, ao das belas artes, passando por projetos cinematográficos ou teatrais, de defesa dos animais, ao lançamento de um livro, de um serviço ou de uma aplicação, o Crowdfunding é uma solução inteligente de financiamento colaborativo.
O que é o Crowdfunding?
É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses, que se identifica tal como acontece no networking. Existem várias plataformas de Crowdfunding em Portugal e no resto do Mundo que permitem reunir esta rede de promotores e os seus apoiantes.
Quais as vantagens?
Através desta plataforma, os empreendedores têm acesso a capitais de investimento, à criação de produtos e serviços inovadores, e a contribuírem para o desenvolvimento da sociedade e crescimento económico com a criação de novos postos de trabalho.
Sendo um mecanismo de investimento de confiança e a longo prazo, o Crowdfunding ajuda estabilizar o sistema financeiro, assim como as comunidades locais e globais a modelarem e serem parte ativa no desenvolvimento da economia.
Existe alguma rede de Crowdfunding a nível europeu com provas dadas?
Sim. O Crowdfunding é um conceito que tem mexido o Mundo, trazendo à luz do sucesso muitos projectos guardados em gavetas e tudo graças às comunidades que investem nas ideias por se identificarem e também devido às várias plataformas que têm surgido que potenciam a disseminação deste conceito, como as nacionais PPL e a Massivemov.
Usufruindo de uma alta visibilidade, o European Crowdfunding Network (ECN) promove e apoia o desenvolvimento de mecanismos de Crowdfunding como uma fonte viável para empreendedores europeus, projectos e investidores. Este é como um ecossistema pan-Europeu que tem representações em Portugal, Espanha, Itália, Grã Bretanha, Áustria, França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Suécia e na Holanda.
O que ganha a comunidade?
Em qualquer campanha de Crowdfunding, as pessoas que dão dinheiro recebem algo em troca. No caso do lançamento do CD dos Primitive Reason, por exemplo, consoante o montante oferecido à banda, era possível receber diversas recompensas, como um CD autografado, entre outros.
O Networking faz parte integrante deste conceito e toma maior consciência quando quem acredita na ideia, no projecto, o partilha. Porque uma ideia em processo de Crowdfunding, por melhor que seja e mais apetecíveis que sejam as recompensas, não vai ter sucesso se não for divulgada. A criação deve chegar aos canais mais relevantes para a mesma. O “financiamento da multidão” está dependente da multidão. É por isso que é importante vender a ideia a todos e é aqui que o networking cresce. Tal não significa que todos invistam nela, mas que a partilhem pelos seus contactos que podem querer participar investindo.