Crowdfunding: Uma ideia original e transversal a todos os mercados
É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Por Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig
Se acha que conceitos como o networking, o coworking ou até mesmo incubadoras de start ups não podem fazer muito pelo seu negócio, que o seu projecto é alternativo, simples, arriscado ou complicado demais e que muito dificilmente iria conseguir reunir um número de parceiros favorável ao crescimento do mesmo…então descubra ou saiba mais sobre o Crowdfunding (ou financiamento colaborativo) e como tudo está interligado.
Desde o mais tradicional e revivalista ao contemporâneo e futurista, o Crowdfunding dá voz aos projectos, ajudando-os a sair do papel. É ainda uma excelente ferramenta de marketing, mais precisamente de prospecção de mercado, ajudando os empreendedores a saber se o projecto tem ou não realmente pernas para andar. Desde o mercado da música, ao das belas artes, passando por projetos cinematográficos ou teatrais, de defesa dos animais, ao lançamento de um livro, de um serviço ou de uma aplicação, o Crowdfunding é uma solução inteligente de financiamento colaborativo.
O que é o Crowdfunding?
É uma forma simples e totalmente transparente de angariação de fundos para um determinado projecto através de uma comunidade online que partilha os mesmos interesses, que se identifica tal como acontece no networking. Existem várias plataformas de Crowdfunding em Portugal e no resto do Mundo que permitem reunir esta rede de promotores e os seus apoiantes.
Quais as vantagens?
Através desta plataforma, os empreendedores têm acesso a capitais de investimento, à criação de produtos e serviços inovadores, e a contribuírem para o desenvolvimento da sociedade e crescimento económico com a criação de novos postos de trabalho.
Sendo um mecanismo de investimento de confiança e a longo prazo, o Crowdfunding ajuda estabilizar o sistema financeiro, assim como as comunidades locais e globais a modelarem e serem parte ativa no desenvolvimento da economia.
Existe alguma rede de Crowdfunding a nível europeu com provas dadas?
Sim. O Crowdfunding é um conceito que tem mexido o Mundo, trazendo à luz do sucesso muitos projectos guardados em gavetas e tudo graças às comunidades que investem nas ideias por se identificarem e também devido às várias plataformas que têm surgido que potenciam a disseminação deste conceito, como as nacionais PPL e a Massivemov.
Usufruindo de uma alta visibilidade, o European Crowdfunding Network (ECN) promove e apoia o desenvolvimento de mecanismos de Crowdfunding como uma fonte viável para empreendedores europeus, projectos e investidores. Este é como um ecossistema pan-Europeu que tem representações em Portugal, Espanha, Itália, Grã Bretanha, Áustria, França, Bélgica, Alemanha, Polónia, Suécia e na Holanda.
O que ganha a comunidade?
Em qualquer campanha de Crowdfunding, as pessoas que dão dinheiro recebem algo em troca. No caso do lançamento do CD dos Primitive Reason, por exemplo, consoante o montante oferecido à banda, era possível receber diversas recompensas, como um CD autografado, entre outros.
O Networking faz parte integrante deste conceito e toma maior consciência quando quem acredita na ideia, no projecto, o partilha. Porque uma ideia em processo de Crowdfunding, por melhor que seja e mais apetecíveis que sejam as recompensas, não vai ter sucesso se não for divulgada. A criação deve chegar aos canais mais relevantes para a mesma. O “financiamento da multidão” está dependente da multidão. É por isso que é importante vender a ideia a todos e é aqui que o networking cresce. Tal não significa que todos invistam nela, mas que a partilhem pelos seus contactos que podem querer participar investindo.