Vinho dos Xutos&Pontapés brilha em Londres
O vinho produzido pelos Xutos & Pontapés, em parceria com a Casa Agrícola Alexandre Relvas, trouxe Ouro de Londres

Rita Gonçalves
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
O vinho produzido pelos Xutos & Pontapés, em parceria com a Casa Agrícola Alexandre Relvas (CAAR), brilhou este mês em Londres, ao ser distinguido com uma medalha de Ouro na edição de 2014 do Decanter World Wine Awards.
Para Alexandre Relvas, proprietário da CAAR, esta distinção faz brilhar duas estrelas de uma só vez: o vinho e a música de Portugal.
Esta união teve início em 2011, altura em que a CAAR e os Xutos & Pontapés lançaram no mercado nacional uma edição limitada comemorativa dos 30 anos de carreira da banda. As duas mil garrafas da colheita de 2009 esgotaram na primeira semana. Na segunda edição, já com a colheita de 2010, a CAAR e os Xutos colocaram no mercado mais 6 mil garrafas, que foram vendidas na totalidade apenas durante o período de Natal.
A procura e o interesse dos consumidores fizeram com que, em outubro do ano passado, a empresa produtora de vinho regional alentejano e os Xutos avançassem para uma terceira edição, agora mais alargada e dirigida tanto ao grande público como aos fãs da banda. Foram produzidas 15 mil garrafas, com a colheita de 2011.
Com o sucesso alcançado no mercado nacional, ainda em 2013, o vinho rapidamente ultrapassou fronteiras e passou a ser comercializado em Angola, Cabo Verde, França e Bélgica.
O vinho Xutos & Pontapés tem origem num lote de Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. De cor rubi intensa, aromas de frutos de bosque e fumados, é um vinho com uma boa concentração de taninos e uma excelente persistência.
Em 2014, a CAAR espera alcançar a produção de 3 milhões de garrafas, estimando que as suas vendas cresçam cerca de 20%. Mas, a prioridade estratégica da empresa continua a ser o mercado externo, que equivale 65% do volume de negócios.