Turismo interno é tendência na Europa
Maioria dos portugueses planeia passar um período de férias num destino nacional

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Cerca de 90% dos portugueses planeiam passar um período de férias num destino nacional.
Esta é a principal conclusão de um estudo sobre tendências de viagens realizado a nível europeu pela MasterCard, em conjunto com a Euromonitor International, a partir das respostas de 2,2 milhões de inquiridos.
Portugal não é um caso isolado, uma vez que os dados globais mostram que há uma tendência clara para o turismo interno em toda a Europa. De facto, espera-se que este ano a maioria dos europeus passe um período de férias no seu próprio país, com o estudo a registar um crescimento de 114% face ao ano de 2013.
A França lidera a lista de países com estimativas mais elevadas de turismo interno, seguida da Espanha, Alemanha e Reino Unido. Reino Unido, Espanha e França, por sua vez, lideram fluxos turísticos com Portugal.
Quanto ao turismo internacional, Portugal encontra-se no Top 10 dos destinos preferidos dos turistas do Reino Unido (+2%), Espanha (+1,4%) e França (+3%), que saem dos seus países para passar férias.
O estudo revela também que Portugal é um destino em crescimento para os turistas austríacos, com uma subida de 7,9% face a 2013. A nível global, a Espanha é o destino preferido dos inquiridos europeus para férias no estrangeiro (9,2%), seguida de França (7,2%) e Itália (7,1%).
Portugal foi escolhido como destino de eleição por 1,1% dos inquiridos.
Por outro lado, os portugueses que planeiam viajar para o estrangeiro também preferem destinos relativamente próximos. A Espanha é o destino de eleição, embora tenha registado uma quebra de 2,3% face ao ano anterior, seguido de França (+3,8%) e Reino Unido (+9,5%).