Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca
Centromarca pede auto-regulação no comércio
A Centromarca ressalvou “a necessidade de um acordo entre fornecedores e distribuidores para a criação de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado ao mercado nacional”
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Rita Gonçalves
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A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca assinalou o 20º aniversário, num evento em Lisboa, que reuniu as principais representantes das empresas associadas que detêm mais de 800 marcas e um volume de vendas anual no mercado nacional de 6000 milhões de euros.
Considerando o novo quadro legislativo sobre Práticas Individuais Restritivas do Comércio, que entrou em vigor no passado Fevereiro, o Presidente da Centromarca ressalvou “a necessidade de um acordo entre fornecedores e distribuidores para a criação de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado à realidade do mercado nacional”.
“Os próximos meses serão decisivos para garantir a eficácia da lei, mas, em simultâneo, as estruturas representativas dos vários sectores têm a possibilidade de adoptar instrumentos de auto-regulação tendentes a melhorar a transparência e equidade das transacções comerciais entre si, instrumentos que devem complementar o disposto no novo decreto-lei”, disse João Paulo Girbal.
“A Centromarca está totalmente empenhada na construção de um Código de Boas Práticas Comerciais adaptado à realidade do mercado nacional que permita às empresas a operar em Portugal uma maior lealdade no seu relacionamento comercial”.
A associação vai lançar em Julho o Bookmarca, um website pioneiro em Portugal que vai reunir, num só local e de forma intuitiva, todos os momentos que marcaram as marcas em Portugal nas últimas décadas.
“A Bookmarca vai permitir utilizador/consumidor navegar de uma forma intuitiva pelos últimos anos da comunicação de marcas em Portugal, e reviver centenas de conteúdos de que todos nos lembramos da TV, Rádio, Imprensa e Web”.