Pagamentos sem contacto revolucionam experiência de compra
As tecnologias sem contacto facilitam actualmente a vida a milhões de pessoas, não só nos pagamentos, mas nas comunicações e acessibilidades, explica João Girardi, general manager da Verifone
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Rita Gonçalves
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As tecnologias de pagamento da nova geração – contactless e NFC (Near Field Communication) – estão em estágio de lançamento no mercado nacional.
As tecnologias sem contacto facilitam actualmente a vida a milhões de pessoas, não só nos pagamentos, mas nas comunicações e acessibilidades, explica João Girardi, general manager da Verifone.
Um estudo da Marktest mostra que 2,2 milhões de portugueses conhecem ou sabem o que é a tecnologia contactless, associada a cartões de débito e crédito. Em Setembro do ano passado, e segundo dados da Visa, existiam em Portugal dois milhões de cartões bancários contactless em circulação e cerca de mil terminais de pagamento compatíveis.
“Isto significa que o nosso País está em linha com os restantes países da Europa, que registaram um crescimento superior a 100% durante o último ano. A título comparativo, em Espanha existem quatro milhões de cartões contactless em circulação, e 260 mil terminais compatíveis”, sublinha.
Um estudo da Tower Group, por sua vez, estima que os pagamentos contactless poderão reduzir o tempo das transacções individuais entre 10 a 15 segundos, com a vantagem de que as operações abaixo de um determinado valor podem ser feitas sem a necessidade de introdução de autenticação por parte do portador do cartão.
Ao mesmo tempo, “o dinheiro apresenta alguns problemas, como a questão da segurança, da gestão e do potencial de erro que envolve”. Apesar disso, tanto os retalhistas como os consumidores “têm resistido à utilização dos cartões de débito para pagamento de valores baixos, os primeiros por uma questão de custos associados ao uso dos cartões (taxas), os segundos talvez ainda por uma questão de comodidade e disponibilidade da solução. Para os consumidores, todo o processo de pagamento com cartões pode ser mais lento, comparativamente ao uso de dinheiro, especialmente na compra de bens de baixo custo na rotina diária, como o jornal, o café, e algumas compras de supermercado”.
As soluções de pagamento contactless “vão não só transformar toda a experiência de compra na loja, como também alterar a própria estratégia dos retalhistas face aos consumidores. Velocidade, conveniência e maior eficiência operacional, são apenas algumas das vantagens associadas a este novo método de pagamento, que promete uma optimização de todo o processo de compra e venda, com mais-valias para a toda a cadeia de valor”, remata João Girardi.