Refan quer mais 100 lojas em Portugal
A empresa familiar, que nasceu na cidade búlgara de Plovdiv, pretende expandir o negócio em Portugal, através de um modelo de franchising

Rita Gonçalves
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A Refan, empresa familiar que nasceu na cidade búlgara de Plovdiv, pretende expandir o negócio em Portugal, através de um modelo de franchising. Criada em 1991, é especializada em perfumes e cosmética natural.
Em 2012, instalou-se em Espanha e Portugal e detém actualmente um parque de 230 lojas na Península Ibérica, 30 das quais em Portugal.
O objectivo para este ano e 2015 é abrir mais 98 pontos de venda, em sistema de franchising no nosso País: 35 na zona Norte, 17 na zona Centro, 36 na zona de Lisboa, 3 no Alentejo, 2 no Algarve e mais 5 nos Arquipélagos dos Açores e Madeira.
“O êxito da fórmula do franchising da Refan deve-se ao facto de ser uma opção para empreendedores, que aqui encontram variedade e qualidade nos produtos e elevadas margens comerciais obtidas pelo exploração deste negócio na área da beleza & saúde”, garante um comunicado da empresa.
O facto de desenvolver e fabricar o seu próprio catálogo de produtos “reduz até 70% os custos de desenvolvimento e distribuição”.
400 postos de trabalho
Com base em fórmulas naturais e numa grande variedade de fragrâncias, estão disponíveis perfumes, desodorizantes, eau de toilette, cosmética especializadas e cosmética corporal, sabões de glicerina feitos à mão, velas artesanais, produtos de aromaterapia, sais, óleos e exfoliantes de frutos.
A empresa fabrica anualmente mais de 200.000 litros de fragrâncias, para cerca de 3.000 pontos de venda no mundo.
Em 2013, a Refan facturou 11 milhões de euros na Península. A empresa prevê duplicar o volume de negócios no médio prazo e atingir uma facturação de 20 milhões de euros já este ano.
No terceiro ano de operação em Portugal e Espanha, a Refan criou, só no ano passado, perto de 400 postos de trabalho, através da sua rede de lojas.