Ferramenta online para prevenir a perda no retalho, por Mariano Tudela (Checkpoint)
Está disponível uma nova ferramenta do ECR Shrinkage que ajuda na construção de um modelo piramidal de análise da estrutura de segurança e prevenção da perda
Rita Gonçalves
Adega do Cartaxo recebe certificação de sustentabilidade do setor vitivinícola
Grupo InPost movimentou 322,1 milhões de encomendas no 4º trimestre de 2024
Auchan volta a ser distinguida com o selo Top Employer
Foram criadas 50.705 novas empresas em Portugal em 2024
PEPAC abre candidaturas para jovens agricultores no valor de 143,6 M€
Cinco mil maiores empresas portuguesas faturaram 293.250 M€ em 2024
Turistas brasileiros já podem pagar com PIX no El Corte Inglés
Cabaz de alimentos essenciais com ligeira subida de preço
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Por Mariano Tudela, Director-Geral da Checkpoint para o Sul da Europa e França
A segurança dos artigos e a manutenção de um determinado nível de experiência de compra é essencial e fundamental ao sucesso de cada empresa, muito mais no sector do retalho.
Contudo, ao nível da construção de uma solução eficaz e adequada não é necessariamente a simplicidade de um sistema de alarmes que ajudará na hora de proteger mercadorias e manter clientes.
Compreender as especificidades e necessidades de cada retalhista e loja é o principal ponto de partida para a edificação de uma solução perfeita. Ainda assim, os erros que podem ser cometidos podem também ser evitados com a aprendizagem que é possível fazer com algumas falhas detectadas noutras empresas.
Deste modo, está disponível uma nova ferramenta do ECR Shrinkage Group, construída em colaboração com a Checkpoint, que faz isso mesmo, ajuda na construção de um modelo piramidal de análise da estrutura de segurança e prevenção da perda de cada empresa. Com a resposta simples a algumas questões, e usando um método comparativo de análise, esta ferramenta constrói uma pirâmide de análise quer das potencialidades e mais-valias dos sistemas implementados, como apresenta quais as principais áreas a trabalhar. Deste modo, e baseando-se em processos comuns a diferentes empresas do sector (para a sua construção estiveram envolvidos grandes retalhistas com presença mundial como sejam a Tesco, Sainsburys, AS Watson, Wall-Mart e Ahold) é possível delinear planos a seguir em cada empresa.
Ao ser totalmente gratuita, esta ferramenta foi construída, de acordo com o seu principal percursor, o professor Adrian Beck da Universidade de Leicester, com o intuito fundamental de ajudar as organizações a entenderem o seu negócio, a sua perda e a sua gestão e prevenção de perda, numa lógica de encarar o futuro para lá da mesma, e mantendo os níveis de confiança quer da empresa face ao lucros futuros, quer dos clientes para com a qualidade do serviço prestado e da experiência de compra que encontram em cada ida à loja.
Podemos assim entender que, na hora de construir para cada empresa um modelo de prevenção da perda, será sempre fundamental contar não só com a expertise dos colaboradores e fornecedores de soluções, mas também com a experiência de outras empresas no mercado, de maneira a encarar o futuro e as novas formas de furto de uma maneira mais inteligente e que possa antecipar perdas desconhecidas.
A ferramenta está disponível em: ecr-shrink-group.com/benchmarking-tool.