Investidores de “oportunidade” de olhos postos em Portugal
Os investidores de oportunidade estão interessados naqueles que são considerados mercados em recuperação, como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
São precisamente os países mais severamente atingidos pela crise do euro – Portugal, Itália, Espanha e Irlanda – que registaram a maior subida do investimento em imobiliário comercial na Europa, no último trimestre do ano passado.
Aqueles mercados periféricos da Europa “registaram todos bastante mais do dobro do valor total de investimento em imobiliário comercial no quarto trimestre de 2013, face ao mesmo trimestre de 2012”, revela um estudo da consultora imobiliária CBRE.
Estes quatros países registaram perto de 5 mil milhões de euros em investimento no último trimestre de 2013, face a 1,7 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2012. “Foi um ano de forte recuperação nos quatro mercados”, conclui o estudo.
“Em Portugal, o volume de investimento em imobiliário comercial triplicou comparativamente a 2012, em resultado de um segundo semestre bastante activo. O interesse dos investidores vai continuar a acelerar ao longo de 2014, com diversos tipos de compradores centrados em activos core, contratos de longa duração, projectos de reabilitação ou oportunidades de valor acrescentado. Novos investidores surgem, numa base semanal, atraídos pela melhoria da estabilidade macro-económica e um retorno atractivo, em comparação com outros mercados da União Europeia que se estão a tornar demasiado competitivos”, revela Tim Seconde, Director de Investimento da CBRE Portugal.
Jonathan Hull, Managing Director do Departamento de Capital Markets da região EMEA da CBRE, sublinha, por sua vez, que está actualmente “activo na Europa um vasto conjunto de investidores, com maior incidência de actividade no segmento de valor acrescentado. Os investidores de oportunidade estão interessados naqueles que são considerados mercados em recuperação, como Portugal, Itália, Espanha, e Irlanda, assim como países da Europa Central e de Leste”.