3 tendências que estão a desafiar a gestão no retalho
“O comportamento de compra dos consumidores está a mudar rapidamente e é muitas vezes imprevisível – potenciado pela internet, pela conectividade móvel e pelo crescente poder de compra”
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Rita Gonçalves
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“O comportamento de compra dos consumidores está a mudar rapidamente e é muitas vezes imprevisível – potenciado pela internet, pela conectividade móvel e pelo crescente poder de compra. O crescimento global das telecomunicações revolucionou o número de canais à disposição dos consumidores e deu lugar a padrões de compra altamente voláteis e imprevisíveis. O resultado são canais de venda fragmentados, solicitações escaladas de serviço, ciclos de vida dos produtos mais curtos, maiores pressões sobre custos e margens e novos desafios de produção para as empresas”, explica Lisa Harrington, Presidente do Grupo lharrington LLC.
O retalho e as empresas de grande consumo enfrentam novos desafios para dar resposta a três grandes tendências. Lisa Harrington, em parceria com a DHL, explica as novas tendências que estão exigir mudanças na gestão da cadeia de abastecimento.
1. A Rutura Big Bang e o Efeito Cascata. A inovação e a revolução Quantum nos ciclos dos produtos, promovidos pelo acesso instantâneo à informação e pela capacidade de consumo, têm a capacidade de instantaneamente romper ou destruir as actuais linhas de produtos ou os mercados.
2. O Consumidor Digitalmente Habilitado. Em 2016, os telefones smartphones usados como parte da experiência de compra online podem influenciar até 21% das vendas a retalho apenas nos EUA. Os canais de compra online continuam a evoluir, acrescentando mais incerteza e complexidade ao modelo de negócio do sector do retalho e dos produtos de consumo.
3. Crescimento da Classe Média Global. Os níveis de rendimento nos mercados emergentes aumentaram 96% entre 2000 e 2010, e prevê-se que cresçam 45% entre 2010 e 2016, acelerando uma onda de consumismo para todos os tipos de produtos, desde os básicos até aos artigos de luxo.