Fundo Sierra vende dois ‘shoppings’ em Itália
O Fundo Sierra vendeu os centros comerciais Valecenter e Airone à Blackstone por 144,5 milhões de euros
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
O Fundo Sierra, fundo imobiliário pan-europeu no qual a Sonae Sierra tem uma participação de 50,1%, vendeu os centros comerciais Valecenter (em Marcon, Veneza) e Airone (em Monselice, Pádua) à Blackstone (Blackstone Real Estate Partners IV e Blackstone Real Estate Partners VII) por 144,5 milhões de euros, um valor em linha com as mais recentes avaliações independentes dos activos.
Segundo Fernando Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “estes acordos reflectem a nossa capacidade de criar valor a longo prazo para os investidores dos centros comerciais que gerimos, assim como a estratégia de reciclagem de capital para o crescimento futuro. Esta operação vai permitir prosseguirmos a nossa expansão internacional nos mercados onde já operamos, assim como em novas geografias. Continuamos a procurar activamente oportunidades de expansão do nosso negócio em Itália, um mercado onde mantemos uma presença sólida com a propriedade de três centros comerciais e prestação de serviços para outros três projectos de terceiros”.
O Valecenter foi inaugurado em 1993 e adquirido pelo Fundo Sierra em 2005. Durante estes oito anos, “tornou-se o centro comercial de referência na sua área de influência”, considera o Fundo. Tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.839 m2 e cerca de 2.600 lugares de estacionamento. Em 2012, o Valecenter foi visitado por mais de cinco milhões de pessoas e as suas vendas superaram os 134 milhões de euros.
Sob a gestão da Sonae Sierra, o centro comercial foi sujeito a uma renovação que alterou profundamente a oferta comercial – cresceu de 80 para 120 lojistas -, o seu layout, arquitectura e aumentou a capacidade de estacionamento. A renovação deste activo foi premiada pelo International Council of Shopping Centres (ICSC) na categoria “Renovação e Ampliação” em 2010.
O Airone, por sua vez, foi inaugurado em 1997 e adquirido pelo Fundo Sierra em 2005. Tem uma ABL de 15.690 m2 e cerca de 1.200 lugares de estacionamento. Em 2012, o Airone foi visitado por quase dois milhões de pessoas, e as suas vendas superaram os 16,2 milhões de euros.