Fundo Sierra vende dois ‘shoppings’ em Itália
O Fundo Sierra vendeu os centros comerciais Valecenter e Airone à Blackstone por 144,5 milhões de euros

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Fundo Sierra, fundo imobiliário pan-europeu no qual a Sonae Sierra tem uma participação de 50,1%, vendeu os centros comerciais Valecenter (em Marcon, Veneza) e Airone (em Monselice, Pádua) à Blackstone (Blackstone Real Estate Partners IV e Blackstone Real Estate Partners VII) por 144,5 milhões de euros, um valor em linha com as mais recentes avaliações independentes dos activos.
Segundo Fernando Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “estes acordos reflectem a nossa capacidade de criar valor a longo prazo para os investidores dos centros comerciais que gerimos, assim como a estratégia de reciclagem de capital para o crescimento futuro. Esta operação vai permitir prosseguirmos a nossa expansão internacional nos mercados onde já operamos, assim como em novas geografias. Continuamos a procurar activamente oportunidades de expansão do nosso negócio em Itália, um mercado onde mantemos uma presença sólida com a propriedade de três centros comerciais e prestação de serviços para outros três projectos de terceiros”.
O Valecenter foi inaugurado em 1993 e adquirido pelo Fundo Sierra em 2005. Durante estes oito anos, “tornou-se o centro comercial de referência na sua área de influência”, considera o Fundo. Tem uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.839 m2 e cerca de 2.600 lugares de estacionamento. Em 2012, o Valecenter foi visitado por mais de cinco milhões de pessoas e as suas vendas superaram os 134 milhões de euros.
Sob a gestão da Sonae Sierra, o centro comercial foi sujeito a uma renovação que alterou profundamente a oferta comercial – cresceu de 80 para 120 lojistas -, o seu layout, arquitectura e aumentou a capacidade de estacionamento. A renovação deste activo foi premiada pelo International Council of Shopping Centres (ICSC) na categoria “Renovação e Ampliação” em 2010.
O Airone, por sua vez, foi inaugurado em 1997 e adquirido pelo Fundo Sierra em 2005. Tem uma ABL de 15.690 m2 e cerca de 1.200 lugares de estacionamento. Em 2012, o Airone foi visitado por quase dois milhões de pessoas, e as suas vendas superaram os 16,2 milhões de euros.