A Danone Portugal, através da sua marca Danacol, e a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) renovam, pelo segundo ano consecutivo, o seu protocolo de colaboração com o objetivo de sensibilizar a população portuguesa para a importância de proteger a saúde cardiovascular, através do controlo dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “colesterol mau”.
Este protocolo reforça o compromisso das duas entidades em promover hábitos de vida saudáveis e incentivar os portugueses a reduzirem o colesterol alto e assim cuidarem da sua saúde cardiovascular.
A renovação da parceria traduz-se numa campanha multicanal que combina ações de comunicação nos meios tradicionais e digitais, conteúdos educativos sobre colesterol e saúde cardiovascular e a realização de rastreios em vários pontos do país.
De acordo com dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, mais de metade da população portuguesa apresenta níveis elevados de colesterol, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.
“A renovação desta parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia reforça a missão da Danone e da marca Danacol de promover a saúde através da alimentação. Este passo é natural no caminho conjunto que temos vindo a percorrer com a Fundação para promover a saúde cardiovascular dos portugueses. Comprometidos com esta causa, assumimos a responsabilidade de sensibilizar para a importância do controlo do colesterol. Danacol, tem sido uma solução* relevante ao longo dos anos e, ao combinar conhecimento científico, literacia em saúde e ações concretas, acreditamos que podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma Diogo Costa, diretor de Marketing e da Categoria de Lácteos da Danone Portugal, em comunicado.
“Cerca de dois terços da população adulta portuguesa tem o colesterol elevado, sendo esta uma das principais causas das doenças cardiovasculares — a primeira causa de morte em Portugal. É, portanto, urgente promover o diagnóstico precoce e estilos de vida saudáveis, e é nesse contexto que esta parceria com Danacol assume particular importância. A Fundação Portuguesa de Cardiologia acredita no poder da prevenção e, através desta colaboração, conseguimos chegar mais longe, sensibilizando os portugueses para a necessidade de cuidarem do seu coração antes que seja tarde”, reforça o Prof. Dr. Manuel Carrageta, presidente da FPC.
A campanha de 2025 contará com uma presença alargada em vários meios de comunicação — televisão, rádio e canais digitais — com o novo conceito “’Olhos que não veem, coração que sente”. Esta mensagem visa alertar para o facto de que o colesterol elevado é um inimigo silencioso, enfatizando a importância de rastreios regulares.
Paralelamente, serão realizados rastreios gratuitos em várias localidades do país, permitindo sensibilizar diretamente a população e promover a deteção precoce, como parte do compromisso contínuo de Danacol e da FPC com a saúde dos portugueses.