Portugal está a exportar mais perfumes e cosméticos
O mercado ibérico de perfumaria e cosmética deverá fechar o ano com vendas de 4720 milhões de euros
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Rita Gonçalves
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As vendas do mercado ibérico de perfumaria e cosmética, afectadas pela contracção do consumo privado e a forte concorrência de preços, caíram 2,8%, em 2011, e 5%, em 2012, em termos homólogos, situando-se no último ano nos 4.881 milhões de euros, segundo um estudo da informa D&B.
Em 2012, a quota de Espanha no mercado ibérico era de 86,2% e a de Portugal de 13,8%, “correspondendo a Portugal o pior comportamento, com uma quebra de 7,5% no valor das vendas, enquanto em Espanha a descida foi de 4,6%”.
O estudo destaca o impulso das vendas ao exterior nos últimos anos. Em 2012, o valor das exportações cresceu 3,2% em Espanha e 3,8% em Portugal, tendo atingido os 2376 e 164 milhões de euros, respectivamente.
Estima-se que o conjunto do mercado ibérico encerre 2103 com um valor de 4720 milhões de euros, menos 3,3% do que em 2012 e menos 17,3% face ao máximo de 5710 milhões registado em 2007. “A descida será menos acentuada em Espanha, onde se prevêem vendas de 4080 milhões de euros, menos 3% do que em 2012. Em Portugal, o mercado situar-se-á nos 640 milhões, com uma quebra interanual de 5,2%.
As previsões para o exercício de 2014 apontam para uma recuperação “muito moderada do mercado espanhol”, com uma taxa de variação positiva próxima de 1%. O mercado português “abrandará o seu ritmo descendente, estimando-se uma quebra inferior a 1%”.
No mercado ibérico de perfumaria e cosmética operavam em 2012 um total de 306 empresas fabricantes e importadoras, das quais 241 se encontravam em Espanha e 65 em Portugal. Estas empresas geraram nesse ano um volume de emprego próximo dos 36 700 trabalhadores.
Cerca de 70% dos operadores com actividade em Espanha estão situados nas comunidades de Catalunha e Madrid, enquanto em Portugal cerca de metade das empresas se encontram em Lisboa e outros 25% na zona Norte.
Observa-se um crescente grau de concentração da oferta, tanto em Espanha como em Portugal. No mercado espanhol, as cinco principais empresas representaram em 2012 uma quota de mercado conjunta de 38,1%, dos quais 42,3% correspondem a Portugal. Considerando o conjunto do mercado ibérico, os cinco principais grupos detinham 37,6% do valor total do mercado, aumentando para 51,9% a quota dos dez principais.