“Portugal exporta 60% da produção de vinho”
Secretário de Estado da Agricultura considera que é preciso olhar para a modernização da vinha e para a promoção do vinho

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O futuro da agricultura passa por trabalharmos mais em conjunto de forma a aumentar a produção e as exportações, para atingirmos em 2020 o objectivo de ter uma balança comercial neutra, disse José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura, por ocasião da inauguração na nova infra-estrutura industrial da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, um investimento de 3,5 milhões de euros.
Em 2012, o défice da balança comercial do nosso País foi reduzido em 500 milhões de euros, revela o Secretário de Estado, acrescentando que, no caso do vinho, “Portugal exporta já 60% da produção. Já ultrapassamos a barreira dos 700 milhões de euros”.
O governante anunciou ainda que o sector do vinho vai contar com 63 milhões de euros para apoiar o investimento em vinha (Vitis). “Recuperamos cerca de três mil hectares de vinha por ano. Os produtores que estiverem organizados em associações recebem mais 10% de apoio”.
José Diogo Albuquerque considera que estamos num “bom caminho” e que é preciso agora olhar para a modernização da vinha e para a promoção do vinho nacional.