Animais de pequeno porte crescem nos lares portugueses
Os portugueses tendem, cada vez mais, a optar por animais de estimação de menor porte, revela um estudo da GfK

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Os portugueses mantêm uma estreita relação com os seus animais de estimação mas tendem, cada vez mais, a optar por animais de menor porte, revela um estudo da GfK.
Metade dos lares portugueses possui pelo menos um animal de estimação, o que reflecte um aumento de 5 pontos percentuais face à última vaga, assistindo-se, no entanto, a uma alteração das características dos cães e gatos dos portugueses possuem. Cinquenta por cento dos cães (versus 45% em 2011) têm menos de 10 quilos e 69% dos gatos (vs. 56% em 2011) têm menos de 4. Ou seja, o número de lares com cães e gatos aumentou, mas a “dimensão” dos animais diminuiu.
O cão continua a ser o animal com maior presença nos lares (68% dos lares com animais de estimação possuem um cão). Quase metade destes cães são de raça (49%), com predomínio dos caniches (19% – menos 5% que em 2011). Já os gatos, presentes em 35% dos lares, são na sua maioria rafeiros. Entre os gatos de raça, predominam os siameses (47% vs. 65% em 2011) seguidos dos persas (30% vs. 20% em 2011).
Adicionalmente à diminuição do porte, também se constata a diminuição do número médio de animais por lar. Face a 2011, assiste-se a um aumento dos lares que possuem apenas um animal. Assim, 77% dos lares que têm cães possuem apenas um (vs. 72% em 2011) e 71% dos lares que têm gatos (vs. 69% em 2011) possuem apenas um gato.