Portugueses gastam até €114 em presentes de Natal
59% dos portugueses são peremptórios: “este ano, vamos gastar menos do que no ano passado”
Rita Gonçalves
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
Os portugueses estão a reduzir significativamente as despesas de Natal, conclui um recente estudo do Observador Cetelem.
O valor que dispõem para gastar em presentes situa-se agora nos 114 euros, quando em 2011 chegava aos 192 euros, um decréscimo de 40%. O mesmo estudo mostra que 50% dos inquiridos em Portugal são peremptórios: “este ano, vamos gastar menos do que no ano passado”.
Os portugueses que pretendem gastar menos no Natal encontram-se na faixa etária dos 55 aos 65 anos (58%). Os jovens são menos expressivos, no entanto, 39% espera reduzir gastos.
Na análise por regiões, Lisboa surge como a que tem mais intenções de despender menos dinheiro neste Natal (66%). A zona Centro também se destaca por ser a região do país com maior número de indivíduos a afirmar que tem intenções de gastar mais em 2013 do que em 2012 (6% contra uma média de 2%).
É nas classes mais baixas (C2/D) que se encontram o maior número de indivíduos com vontade de reduzir despesas no Natal (55%). No entanto, as classes mais altas (AB/C1) também não pretendem aumentar despesas: 49% irá gastar menos e 41% irá gastar o mesmo.
A análise do Observador Cetelem revela ainda que o valor do presente de Natal mais barato subiu em relação ao ano transacto: passou de 16 euros para 19 euros. Já as intenções de gastos nos presentes mais caros mantêm-se nos 34 euros. O gasto médio por pessoa situa-se nos 29 euros e os portugueses esperam comprar uma média de quatro presentes este Natal.
“Os portugueses estão mais racionais na hora de consumir. O consumo exacerbado que se verificava até há poucos anos, nesta altura do ano, actualmente já não faz sentido. Desde que a crise passou a fazer parte da consciência de todos que se ponderam mais todas as compras que se efectuam e existe uma maior gestão e controlo dos gastos. Sintomático desta alteração de comportamentos é, sem dúvida, a consequente intenção dos portugueses em diminuir gastos, sobretudo no Natal”, afirma Diogo Lopes Pereira, director de marketing do Cetelem.
Ficha Técnica
O estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 5 de Outubro de 2013. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.