Retrato do consumo de combustíveis no mercado ibérico
A venda de combustíveis no mercado ibérico, manteve, nos últimos cinco anos, uma tendência descendente, situando-se, em 2012, nos 38 milhões de toneladas

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A venda de combustíveis no mercado ibérico, manteve, nos últimos cinco anos, uma tendência descendente, situando-se, em 2012, nos 38 milhões de toneladas, ou seja, menos 7,1 % do que no exercício anterior, revela a Informa D&B.
O estudo sobre o sector “Estações de Serviço no Mercado Ibérico” revela ainda que as vendas em Espanha totalizaram 32,5 milhões de toneladas, ficando 6,5 % abaixo das verificadas em 2011. O mercado português teve uma descida mais acentuada, registando uma taxa de variação negativa de 10,8 %. O consumo situou-se nos 5,4 milhões de toneladas.
As estações de serviço canalizam cerca de 97 % das vendas totais de gasolina no mercado ibérico e aproximadamente 77 % das de gasóleo rodoviário. Ambas as participações são semelhantes nos dois países.
Neste contexto, o volume de combustíveis vendidos através das estações de serviço no mercado ibérico foi de 25,8 milhões de toneladas, dos quais 5,9 milhões correspondem a gasolina e 19,9 milhões a gasóleo. Quanto às receitas, registaram uma descida de 0,7 % no conjunto do mercado ibérico, situando-se nos 38 195 milhões de euros.
As previsões para o final de 2013 indicam uma quebra significativa do volume de negócios, até aos 36 155 milhões de euros, valor que representa menos 5,3 % do que em 2012. Por países, o mercado espanhol terá um comportamento menos desfavorável do que o português, perdendo 4,8 %, até aos 29 545 milhões de euros. A quebra em Portugal será mais acentuada, prevendo-se uma variação negativa de 7,5 %.
O número total de estações de serviço em Espanha e Portugal situava-se nas 12 370, em finais de 2012. Em Espanha, operavam 9 770, excluindo deste número cerca de 500 geridas por cooperativas, enquanto em Portugal o seu número era de 2 600.
Cerca de 14% dos postos de abastecimento a operar no mercado ibérico localizam-se na Andaluzia, seguindo-se a Catalunha e a Comunidade Valenciana. Em Portugal, concentram-se na zona Norte e, em menor medida, na de Lisboa.
As estações de serviço que operam sob marcas de empresas petrolíferas são maioritárias, representando cerca de 78 % do total em Espanha e 72 % em Portugal. Contudo, nos últimos anos, as principais cadeias de hipermercados e supermercados têm vindo a aumentar a sua quota de mercado.
O sector apresenta um elevado grau de concentração empresarial, tendo os cinco principais operadores uma quota sobre o valor total das vendas no conjunto do mercado ibérico de cerca de 75%, enquanto a participação dos dez principais se eleva até aos 83%.