Guia para inovar com sucesso no grande consumo
Apesar de não haver receitas milagrosas ou mandamentos sagrados, há algumas regras, que seguidas à risca, podem ajudar a alcançar sucesso nas inovações
Rita Gonçalves
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Apesar de não haver receitas milagrosas ou mandamentos sagrados, há algumas regras, que seguidas à risca, podem ajudar a alcançar sucesso nas inovações, ou seja nos novos produtos e serviços que são lançados no mercado de grande consumo. Paulo Caldeira, director da Kantar Worldpanel, revela 3 regras de ouro.
1. Gerar Experimentação – A Kantar Worldpanel prepara-se para lançar um estudo em Portugal que permite aferir à partida o sucesso do lançamento de um produto inovador no mercado, e para isso, estudou em detalhe este mercado. Concluiu que ser diferente é o factor que gera mais atracção na inovação no grande consumo e, por consequência, é também o que gera mais experimentação.
2. Repetição da Compra – A repetição da compra é essencial no sucesso da inovação. Há uma correlação directa entre a relevância da inovação e a repetição. A relevância da inovação gera recomendação e permite chegar a novos públicos
3. Acompanhamento Sistemático – É preciso avaliar o impacto da inovação de forma sistemática. A título de exemplo, Paulo Caldeira dá alguns números sobre o mercado espanhol. Foram lançadas 1.200 novas referências e produtos inovadores em Espanha (menos 22%), nem todas consideradas verdadeiras inovações. Apenas 20% alcançou êxito”.