Grants lidera categoria de whisky em Portugal
Conheça o ranking das marcas de whisky lideres em valor em Portugal, um mercado dominado pelas marcas de fabricante

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Grants é a número 1 do ranking das marcas de whisky lideres em valor no mercado nacional, segundo dados da consultora AC Nielsen (ano móvel findo em Junho 2013).
Seguem-se J&B, William Lawsons, Cutty Sark e The Famous Grouse, respectivamente, no Top 5 das marcas de fabricante líderes em Portugal.
As marcas de fabricante detém 87% de quota de mercado em Portugal, menos 3%, enquanto as marcas próprias aumentaram a quota em 10% para um participação de 13% do total do mercado.
A categoria de whisky em Portugal movimentou quase 61 milhões de euros no período analisado pelo Nielsen Market Track, menos 5% face ao ano móvel anterior. As vendas em volume também caíram (6%) para 3,9 milhões de litros.
Os supermercados representam 61% das vendas de whisky no retalho. O scotch novo (64%) e o scotch velho (20%) lideram as vendas da categoria.
Um total de 18% dos lares em Portugal compraram esta bebida no último ano. Os compradores de whisky adquiriram cinco vezes o produto, um gasto médio de €11,80 por visita, no período analisado pelo painel de lares da consultora.